Anúncios

Chamada de submissões para o dossiê "Políticas de formação de professores(as) e valorização docente em contextos neoliberais"

2025-04-03

Em um contexto de profundas e intensas transformações pelas quais vem passando as sociedades nos últimos anos, em ritmos cada vez mais frenéticos, percebe-se que os atravessamentos gestados no âmbito das políticas econômicas no capitalismo global e tecidas à luz do neoliberalismo e das reformas educativas em diferentes realidades impactam diretamente na formação de professores(as) e em especial nas políticas educacionais.

O presente dossiê torna-se relevante devido ao fato de buscar evidenciar muito do que acontece em âmbito político e que repercute diretamente no campo educacional, com diferentes intensidades nas políticas de formação de professores(as), e principalmente, porque coexistem diferentes concepções em disputa que orientam a formação inicial e continuada, a docência e o desenvolvimento profissional de professores(as).

Saiba mais sobre Chamada de submissões para o dossiê "Políticas de formação de professores(as) e valorização docente em contextos neoliberais"

Edição Atual

v. 30 (2025)
Publicado: 2025-03-17

Editorial

  • Violência na/da escola da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14521
    Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Maria Eliza Mattosinho Bernardes

Sessão Temática: Violência na/da escola: da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la

  • Ataques de violência extrema às escolas no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14431
    Cléo Garcia, Telma Vinha
  • Iniciativas de promoção da convivência escolar realizadas pelas Secretarias Estaduais brasileiras de Educação pós onda de ataques (2022-2023)

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14543
    Luciene Regina Paulino Tognetta, Mônica Tessaro
  • Violência e convivência escolar contribuições e desafios para políticas educacionais a partir da Psicologia Escolar

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14243
    Marilene Proença Rebello de Souza, Sandra Maria Fodra, Oriana Monarca White
  • Violência, escola e sociedade percepções, retrocessos e perspectivas na Amazônia Ocidental

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14214
    Iolete Ribeiro da Silva, Rafael Fonseca de Castro, Maria Lúcia Tonatto Zibetti, Élida Furtado do Nascimento
  • O Pode Falar e a escuta a importância da escuta acolhedora no enfrentamento da violência escolar no Nordeste

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14433
    Hugo Monteiro Ferreira, Bruno Cézar de Farias Melo
  • Violência na escola mapeamento da produção científica no Centro-Oeste entre 2014 e 2024

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14215
    Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Gina Glaydes Guimarães de Faria, Jane Teresinha Domingues Cotrin, Nivaldo Alexandre de Freitas
  • Convivência escolar e prevenção às violências debates da produção acadêmica da região Sudeste do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14428
    Adriano Moro, Danila Di Pietro Zambianco, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro
  • Debates da Psicologia da Educação da região Sul do Brasil acerca da violência nas escolas

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14544
    Andreia Mendes dos Santos, Laura Brito Gomes, Fabiane Adela Tonetto Costas, Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Bento Selau
  • Mediação de conflitos na educação escolar aproximações e distanciamentos Brasil - Portugal. Entrevista com a professora Elisabete Guedes Pinto da Costa

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14132
    Rafael Fonseca de Castro, Franciane de Oliveira Pinho
  • A excelência como modelo opressor violência e convivência escolar

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14434
    Fernando Ilídio Ferreira

Original

  • A educação superior em tempos de pandemia uma análise da implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Estadual do Tocantins

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e12956
    Daiany Alves Araújo Moreira, Mônica Aparecida da Rocha Silva
  • Os rastros das práticas de leitura de romances na biblioteca do Instituto de Educação “Carlos Gomes”

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e13160
    Cássia Sales Kirchner
  • “Eu faço parte da pesquisa” PIBIC-EM, participação juvenil e direito à cidadania

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14564
    Luciana Lobo Miranda, Tadeu Lucas de Lavor Filho, Mayara Ruth Nishiyama Soares, Antonio Marlon Coutinho Barros, Lara Thayse de Lima Gonçalves

Artigo de Revisão

  • A promoção da convivência no contexto da educação infantil apontamentos da literatura

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e13745
    Daiane Prado da Rosa, Mônica Tessaro
Ver Todas as Edições