Anúncios

Seção Temática: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital

2024-02-27

A proposta deste dossiê é reafirmar a necessidade da construção de âncoras narrativas, a fim de que seja possível criar comunidades de pertencimento, coletivos e histórias que possam ainda conectar pessoas. Por meio desta reflexão, pretendemos problematizar em que medida as plataformas digitais têm tensionado este debate acerca do processo de aceleração da desnarrativização.

Saiba mais sobre Seção Temática: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital

Edição Atual

v. 29 (2024)
Publicado: 2024-03-05

Editorial

  • Narrar e formar elos para a constituição de uma sociedade ressonante

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e14561
    Elizeu Clementino de Souza, Maria Amália de Almeida Cunha, Luciana Haddad Ferreira

Dossiê: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital

  • ¿Cómo acontece hoy en día la (des) narrativización de la existencia?, esto es lo que nos dicen los relatos (audio)visuales (auto)biográficos, producidos por las generaciones mediáticas y digitales en transición

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13848
    Diego Leandro Marín Ossa
  • Redes sociais em tempos líquidos criação de âncoras narrativas a partir da autorrepresentação

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12771
    Adelir Aparecida Marinho de Barros; Bruno Gomes Pereira, Lucas Marinho de Barros
  • Neocolonialismos digitais e recuos civilizatórios através do agenciamento de infâncias e juventudes

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12079
    Heloísa Andreia de Matos Lins
    1-14
  • Epistemologia travesti uma etnografia online de Sara Wagner York

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12825
    Fábio dos Santos Coradini, Edméa Oliveira dos Santos
  • A Entrevista Narrativa possibilitando a escuta de professores do sistema carcerário

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12957
    Miguel Gomes Arbelaez Castaño Silva, Adair Mendes Nacarato
  • Narrativas que deambulam transgredindo potências coloridas na linguagem dos bebês

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12895
    Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva
  • Narrativas de pedagogas iniciantes a docência nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13013
    Letícia Oliveira Souza, Giseli Barreto da Cruz
  • Narrativas Digitais no contexto amazônico experiências de formação docente em grupos de WhatsApp

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12776
    Whasgthon Aguiar de Almeida, Raimundo de Jesus Teixeira Barradas, William Costa da Silva
  • Tecelagens, narrativas e inclusão na era digital os impactos e a evolução na educação de surdos

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12395
    Erliandro Felix Silva, Luiz Renato Martins da Rocha
  • O tempo da espera em um tempo extremo desafios narrativos da formação docente no presente

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12952
    Maiane Liana Hatschbach Ourique, Juliana Marques de Farias
  • Autobiografia, narrativa e pesquisaformação princípios, conceitos e finalidades nas pesquisas qualitativas em educação

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12953
    Joelson de Sousa Morais

Original

  • Abandono e evasão escolar emergência da busca ativa como política pública de educação pós-pandemia

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12077
    Marco Wandercil, Sanny Silva da Rosa, Nonato Assis de Miranda, Eliana Josefa Silva, Maurício Costa Carvalhinhos
  • Prerrogativas da extensão universitária uma análise documental do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13746
    Dante Ogassavara, Jeniffer Ferreira-Costa, Patricia Costa Lima Tierno, Thais da Silva-Ferreira, Adriana Machado Saldiba de Lima, José Maria Montiel
  • O currículo dos cursos de licenciatura em educação física implicações para o ensino da avaliação

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13649
    Matheus Lima Frossard, Fábia Maria Boreli Poleto, Wagner dos Santos
  • Estágio de docência como espaço possível para a formação pedagógica do professor para o magistério superior em programas de pós-graduação

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13056
    Clarisse Silva Caetano, Jairo Antônio Paixão, Wânia Maria Guimarães Lacerda, Marlice de Oliveira e Nogueira, Doiara Silva dos Santos
  • Práticas decoloniais no ensino de Língua e Literaturas uma pesquisa com professores(as)

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10495
    Eduardo Silva Russell, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
  • Ensino e aprendizagem multisseriados na zona rural da África do Sul

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12024
    Gawie Schlebusch, Myameko Pele
  • A educação da criança segundo o conceito de educação negativa em Rousseau

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10419
    Diogenes Galdino Morais Silva
  • A formação do sujeito pesquisador educacional contribuições da hermenêutica

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9929
    Cláudio Almir Dalbosco, Renata Marschin, Catia Piccolo Viero Devechi
  • O estágio curricular supervisionado e a identidade docente as ementas dos cursos de Geografia licenciatura

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9090
    Carolina Araújo Michielin, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
  • As concepções de docentes de creches conveniadas de um município do noroeste paulista

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8710
    Mirian Roberta Pedrini, Maevi Anabel Nono
  • Repensando a potencialidade da concepção de vocação e de ofício do professor

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8691
    Ronaldo Manzi Filho
  • O papel do formador de professores de Geografia nas redes públicas de um município paulista

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8633
    Gabriele Mesquita Pereira do Carmo, Andrea Coelho Lastória
    1-10
  • O Transtorno do Processamento Auditivo entre políticas educacionais e práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e7967
    Rita Cacia Fachin Scramim, Patrícia Graff
  • Políticas Curriculares para o Ensino de Inglês no Estado de São Paulo (1931-1971) expectativas e limites do contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a8565
    Luiz Ricardo Gonçalves Rabello, Isabel Melero Bello
    1-17
  • A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19 rupturas do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560
    Andréia Aparecida Simão
    1-13
  • Reformas educacionais paulistas e suas repercussões na organização da escola e na autonomia docente (1995-2018)

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8824
    Maria José da Silva Fernandes, Márcia Aparecida Jacomini , Isabel Melero Bello, Caio Cabral da Silva
  • Transição para o Ensino Superior dificuldades vivenciadas por ingressantes no contexto de ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9105
    Maria José Martins, Camila Alves Fior
  • Proposta de Mentoria entre pares para a formação continuada de docentes no Ensino Fundamental I

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10777
    Jani Bolsonello, Angela Mara de Barros Lara, Regiane da Silva Macuch
  • Avaliação dos resumos de dissertações execução de uma proposta

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8676
    Silvia Maria da Silva Lopes, Ricardo Alexandre Marangoni

Artigo de Revisão

  • O Projeto político-pedagógico como um instrumento fortalecedor da Gestão Democrática

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e11855
    Janaina Preve Costa, Flávia Wagner
  • Educação Física Escolar e a área de Linguagens um estudo de revisão

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12211
    Derli Juliano Neuenfeldt, Jovana Luísa Horst, Willian Cauã Fell, Kári Lúcia Forneck
    1-17
  • Intervenções on-line para promover a autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior revisão da literatura brasileira

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8866
    Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda, Evely Boruchovitch
    1-15

Nominata

  • Agradecimentos

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e14898
    Revista de Educação
Ver Todas as Edições