Anúncios

Chamada de submissões para o dossiê "Políticas de formação de professores(as) e valorização docente em contextos neoliberais"

2025-04-03

Em um contexto de profundas e intensas transformações pelas quais vem passando as sociedades nos últimos anos, em ritmos cada vez mais frenéticos, percebe-se que os atravessamentos gestados no âmbito das políticas econômicas no capitalismo global e tecidas à luz do neoliberalismo e das reformas educativas em diferentes realidades impactam diretamente na formação de professores(as) e em especial nas políticas educacionais.

O presente dossiê torna-se relevante devido ao fato de buscar evidenciar muito do que acontece em âmbito político e que repercute diretamente no campo educacional, com diferentes intensidades nas políticas de formação de professores(as), e principalmente, porque coexistem diferentes concepções em disputa que orientam a formação inicial e continuada, a docência e o desenvolvimento profissional de professores(as).

Saiba mais sobre Chamada de submissões para o dossiê "Políticas de formação de professores(as) e valorização docente em contextos neoliberais"

Edição Atual

v. 30 (2025)
Publicado: 2025-03-17

Editorial

  • Violência na/da escola da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la

    Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Maria Eliza Mattosinho Bernardes
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14521

Sessão Temática: Violência na/da escola: da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la

  • Ataques de violência extrema às escolas no Brasil

    Cléo Garcia, Telma Vinha
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14431
  • Iniciativas de promoção da convivência escolar realizadas pelas Secretarias Estaduais brasileiras de Educação pós onda de ataques (2022-2023)

    Luciene Regina Paulino Tognetta, Mônica Tessaro
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14543
  • Violência e convivência escolar contribuições e desafios para políticas educacionais a partir da Psicologia Escolar

    Marilene Proença Rebello de Souza, Sandra Maria Fodra, Oriana Monarca White
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14243
  • Violência, escola e sociedade percepções, retrocessos e perspectivas na Amazônia Ocidental

    Iolete Ribeiro da Silva, Rafael Fonseca de Castro, Maria Lúcia Tonatto Zibetti, Élida Furtado do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14214
  • O Pode Falar e a escuta a importância da escuta acolhedora no enfrentamento da violência escolar no Nordeste

    Hugo Monteiro Ferreira, Bruno Cézar de Farias Melo
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14433
  • Violência na escola mapeamento da produção científica no Centro-Oeste entre 2014 e 2024

    Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Gina Glaydes Guimarães de Faria, Jane Teresinha Domingues Cotrin, Nivaldo Alexandre de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14215
  • Convivência escolar e prevenção às violências debates da produção acadêmica da região Sudeste do Brasil

    Adriano Moro, Danila Di Pietro Zambianco, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14428
  • Debates da Psicologia da Educação da região Sul do Brasil acerca da violência nas escolas

    Andreia Mendes dos Santos, Laura Brito Gomes, Fabiane Adela Tonetto Costas, Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Bento Selau
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14544
  • Mediação de conflitos na educação escolar aproximações e distanciamentos Brasil - Portugal. Entrevista com a professora Elisabete Guedes Pinto da Costa

    Rafael Fonseca de Castro, Franciane de Oliveira Pinho
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14132
  • A excelência como modelo opressor violência e convivência escolar

    Fernando Ilídio Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14434

Original

  • A educação superior em tempos de pandemia uma análise da implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Estadual do Tocantins

    Daiany Alves Araújo Moreira, Mônica Aparecida da Rocha Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e12956
  • Os rastros das práticas de leitura de romances na biblioteca do Instituto de Educação “Carlos Gomes”

    Cássia Sales Kirchner
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e13160
  • “Eu faço parte da pesquisa” PIBIC-EM, participação juvenil e direito à cidadania

    Luciana Lobo Miranda, Tadeu Lucas de Lavor Filho, Mayara Ruth Nishiyama Soares, Antonio Marlon Coutinho Barros, Lara Thayse de Lima Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14564

Artigo de Revisão

  • A promoção da convivência no contexto da educação infantil apontamentos da literatura

    Daiane Prado da Rosa, Mônica Tessaro
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e13745
Ver Todas as Edições