Ataques de violência extrema às escolas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14431Palavras-chave:
Massacres, Segurança escolar, Tiroteios em escolas, Violência extrema em escolasResumo
O aumento dos ataques de violência extrema às escolas no Brasil gerou um clima de apreensão e intensos debates em diversos setores da sociedade. Esses ataques diferem de outras formas de violência, tratando-se de um fenômeno com características específicas e multicausal. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa documental que mapeou episódios de violência extrema em escolas no Brasil, cometidos por estudantes e ex-estudantes. Foram considerados os incidentes intencionais que ocorreram no espaço escolar, planejados e com o objetivo de causar mortes e lesões. Eles se caracterizam como crimes de ódio e/ou são motivados por vingança (quando o autor é menor de idade, são atos infracionais violentos de tentativa contra a vida). A pesquisa identificou o primeiro registro no país em agosto de 2001 e, até julho de 2024, contabilizou 40 episódios, com um aumento expressivo, entre 2022 e 2024, de 25 casos. Do total, 31 foram ataques ativos, em que o objetivo é matar indiscriminadamente o maior número de pessoas, e nove foram ataques direcionados, com alvos específicos. O estudo detalha as características desses eventos e dos seus autores, analisa por que os ataques são especificamente direcionados às escolas, explora os armamentos utilizados e examina a progressão das denúncias e das investigações decorrentes. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma compreensão mais aprofundada desse tipo de violência cruel que atinge nossas escolas, oferecendo subsídios para o planejamento de ações de prevenção e enfrentamento.
Downloads
Referências
Anti-Defamation League. Murder and Extremism in the United States 2022. [S. l.]: Center on Extremism, 2023. Disponível em: https://www.adl.org/resources/report/murder-and-extremism-united-states-2022. Acesso em: 31 out. 2023.
Agnich, L. E. A comparative analysis of attempted and completed school-based mass murder attacks. American Journal of Criminal Justice, v. 40, n. 1, p. 1-22, 2015. Doi: https://doi.org/10.1007/s12103-014-9239-5.
Cox, J. W. et al. More than 370,000 students have experienced gun violence at school since Columbine. The Washington Post, Washington, 15 maio 2024. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/education/interactive/school-shootings-database/. Acesso em: 15 maio 2024.
Cullen, D. Columbine. Tradução: Eduardo Alves. Rio de Janeiro: DarkSide Books , 2019.
Elsass, H. J.; Schildkraut, J.; Stafford, M. C. Studying school shootings: Challenges and considerations for research. American Journal of Criminal Justice, v. 41, p. 444-464, 2016. Doi: https://doi.org/10.1007/s12103-015-9311-9.
Fox, J. A. As students head back to school, should parents worry about shootings? The math says no. 2023. USA TODAY, [s. l.], 8 ago. 2023. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/opinion/2023/08/08/schoolshootings-rare-parents-studentsshouldnt-worry/70520793007/. Acesso em: 5 dez. 2023.
Garcia, C. A. Ataques de violência extrema às escolas no Brasil: mapeamento, fatores associados e caminhos de prevenção e enfrentamento. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Campinas, Campinas, 2024.
Gawley, M.; Cuellar, M. J.; Coyle, S. A theoretical and empirical assessment of authoritarianism’s effects on behavior, attendance, and performance in urban school systems. Contemporary Justice Review, v. 24, n. 2, p. 197-217, 2021.
Harding, D. J.; Fox, C.; Mehta, J. D. Studying Rare Events Through Qualitative Case Studies: Lessons from a Study of Rampage School Shootings. Sociological Methods and Research, v. 2, p. 174-217, 2002. Doi: https://doi.org/10.1177/004912402237293.
Katz, J. A theory of intimate massacres: Steps toward a causal explanation. Theoretical Criminology, v. 20, n. 3, p. 277-296, 2016. Doi: https://doi.org/10.1177/1362480615610623.
Kimmel, M. S.; Mahler, M. Adolescent Masculinity, Homophobia, and Violence: Random School Shootings, 1982-2001. American Behavioral Scientist, v. 46, n. 10, p. 1439-1458, 2003.
Langman, P. Why Kids Kill: Inside the Minds of School Shooters. New York: St. Martin’s Griffin, 2010.
Langman, P. School Shooters: understanding high school, college, and adult perpetrators. Maryland: Rowman & Littlefield Publishers, Incorporated, 2017.
Larkin, R. W. Masculinity, school shooters, and the control of violence. In: Heitmeyer, W. et al. (ed.). Control of violence: Historical and International Perspectives on Violence in Modern Societies. New York: Springer, 2011. p. 315-44. Doi: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0383-9.
Lebrun, M. Postvention: supporting the school Community after school shooting. In: Lebrun, M. (ed.). Books, Blackboards, and Bullets: School Shootings and Violence in America. Lanham: Rowman & Littlefield Education, 2011. p. 93-109.
Myketiak, C. Fragile masculinity: social inequalities in the narrative frame and discursive construction of a mass shooter’s autobiography/manifesto. Contemporary Social Science, v. 11, n. 4, p. 289-303, 2016. Doi: https://doi.org/10.1080/21582041.2016.1213414.
Muschert, G. W. The Columbine Victims and the Myth of the Juvenile Superpredator. Youth Violence and Juvenile Justice, v. 5, n. 4, p. 351-366, 2007. Doi: https://doi.org/10.1177/1541204006296173.
National Center For Education Statistic. Violent deaths at school and away from school, school shootings, and active shooter incidents. [S. l.]: Department of Education, Institute of Education Sciences, 2023. Disponível em: https://nces.ed.gov/programs/coe/indicator/a01/violent-deaths-and-shootings?tid=200. Acesso em: 15 jul. 2024.
Newman, K. S. et al. Rampage: the social roots of school shootings. New York: Basic Books, 2004.
Peterson, J.; Densley, J.; Erickson, G. Presence Of Armed School Officials and Fatal and Nonfatal Gunshot Injuries During Mass School Shootings, United States, 1980-2019. JAMA Network Open, v. 4, n. 2, e2037394, 2021. Doi: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.37394.
Racorti, V. S.; Andrade, A. E. R. Ataques Ativos: análise do fenômeno e propostas de atuação em amplo espectro. Velho General, [s. l.], 7 abr. 2023. Disponível em: https://velhogeneral.com.br/2023/04/07/ataquesativos-analise-do-fenomeno-e-propostas-de-atuacao-em-amplo-espectro/. Acesso em: 17 maio 2024.
Riedman, D.; O’neill, D. K-12 school shooting database: Research methodology. Monterey: Center for Homeland Defense and Security, Advanced Thinking Program, 2020.
Rossin-Slater, M. et al. Local exposure to school shootings and youth antidepressant use. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 117, n. 38, p. 23484-23489, 2020. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.2000804117. Acesso em: 4 jul. 2024.
Silva, A. S. Sentimentos de Pertencimento e Identidade no Ambiente Escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 8, n. 16, p. 130-141, 2018.
Slonje, R.; Smith, P. K. Cyberbullying: Another main type of bullying? Scandinavian Journal of Psychology, v. 49, p. 147-154, 2008.
Sorensen, L. C. et al. The Thin Blue Line in Schools: New Evidence on School-Based Policing Across the U.S. Journal of Policy Analysis and Management, v. 42, n. 4, p. 941-970, 2023. Doi: https://doi.org/10.1002/pam.22498.
Tonso, K. L. Violent Masculinities as Tropes for School Shooters. American Behavioral Scientist, v. 52, p. 1266-1285, 2009.
Towers, S. et al. Contagion in Mass Killings and School Shootings. Plos One, v. 10, n. 7, e0117259, 2015. Doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0117259.
Vieira, T. M.; Mender, F. D. C.; Guimarães, L. C. De Columbine à Virgínia Tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 3, p. 493-501, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v22n3/v22n3a21.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.
Vossekuil, B. et al. The final report and findings of the Safe School Initiative: Implications for the Prevention of School Attacks in the United States. Washington: United States Secret Service, Department of Education, 2002. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/55674542e4b074aad07152ba/t/5733a5f8c2ea51ad0fa1f82a/1463002617464/ssi_final_report.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.