“Eu faço parte da pesquisa”
PIBIC-EM, participação juvenil e direito à cidadania
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14564Palavras-chave:
Escola pública, Juventudes., Pesquisa, PsicologiaResumo
O Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) é uma política pública desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de incentivo à construção de pesquisas em uma parceria universidade-escolas de Ensino Médio, cujo objetivo é popularizar a produção científica. Neste artigo propõe-se discutir o PIBIC-EM como dispositivo de formação de jovens pesquisadores para pensar a participação juvenil e o direito à cidadania em escolas da periferia de Fortaleza/CE, e, para isso, foram discutidos, ao longo do texto, dois processos de pesquisa-intervenção, com as temáticas vínculo e questões de gênero, desenvolvidos através do PIBIC-EM no contexto de duas escolas públicas. Conclui-se que esse programa pode estimular a inserção social e a agenda política das juventudes, além de constituir-se em um modo de fomentar a participação juvenil em processos investigativos, imprimindo uma radicalidade nessa relação com os “objetos de pesquisa” por afirmar um espaço de coparticipação no processo de produção de pesquisas científicas através.
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