Violência na/da escola
da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14521Palavras-chave:
Políticas públicas, Psicologia da educação, Violência escolarResumo
Este texto tem objetivo de apresentar um conjunto de 10 artigos resultantes de esforço coletivo de pesquisadores da área da Psicologia da Educação, mobilizados por dois desafios: a) analisar a problemática da violência na/da escola a partir da realidade concreta e decorrente de influências sociais, culturais, políticas e econômicas, constituídas historicamente; b) apresentar
a violência como um fenômeno complexo que precisa ser compreendido a partir de múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, articuladas ao campo das ações de políticas públicas educacionais. O dossiê emerge da constatação de lacunas na produção de pesquisas da área, especialmente identificada nos trabalhos apresentados em reuniões nacionais e regionais da ANPEd, dos últimos 10 anos. Os artigos que o compõem estão organizados em três partes. A primeira examina a concretização da violência no cenário nacional, considerando índices quantitativos e qualitativos que evidenciam este fenômeno na sociedade brasileira e reflete sobre impactos de políticas públicas para enfrentamento da violência na/da escola. A segunda parte traz análises regionais da violência no contexto escolar. Conta com a participação de pesquisadores do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil que, a partir de uma diversidade metodológica, contemplam tendências nos estudos sobre o tema e analisam ações práticas regionais realizadas para combatê-lo. A terceira parte apresenta artigos entretecendo o diálogo entre pesquisadores do Brasil e de Portugal, apresentando a violência enquanto fenômeno generalizado na sociedade contemporânea. Os resultados do dossiê, que constam nos artigos apresentados a seguir, evidenciam uma visão, ao mesmo tempo panorâmica e aprofundada do fenômeno social em foco, contribuindo para que seja estudado, compreendido, enfrentado e superado.
Downloads
Referências
Andrade, D. B. S. F.; Spadoni, L. Psicologia escolar e educacional no Centro-Oeste brasileiro: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPEd regional entre os anos de 2014 e 2022. Educação, v. 46, n. 1, e44685, 2023. Doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Moção nº 16. Moção pelo trabalho educativo no enfrentamento à violência na escola. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. Disponível em: https://anped.org.br/55-news/. Acesso em: 15 jan. 2025.
Bernardes, M. E. M.; Souza, M. P. R. O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste: um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022. Educação, v. 46, n. 1, e44761, 2023. Doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761.
Castro, R. F.; Zibetti, M. L. T.; Silva, I. R. As interfaces Psicologia-Educação na Região Norte do Brasil: uma revisão sistemática nos Anais da ANPEd Norte (2016 - 2022). Educação, v. 46, n. 1, e44718, 2023. Doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44718.
Faria, G. G. G. et al. Produção do GT 20 Psicologia da Educação da ANPEd: expressão da ciência, da educação escolar e da sociedade contemporânea. Educação, v. 46, n. 1, e44760, 2023. Doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44760.
Guzzo, R. S. L. et al. Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, p. 131-141, 2010.
Marques, E. S. A. et al. Psicologia da Educação: tendências das pesquisas na ANPEd Nordeste (2016/2022). Educação, v. 46, n. 1, e44772, 2023. Doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772.
Selau, B. et al. O eixo Psicologia da Educação na ANPEd Sul: entre idas e vindas. Educação, v. 46, n. 1, e44936, 2023. Doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44936.