Violência na/da escola

da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la

Autores

  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontíficia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-6001-1292
  • Maria Eliza Mattosinho Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-4958-5647

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14521

Palavras-chave:

Políticas públicas, Psicologia da educação, Violência escolar

Resumo

Este texto tem objetivo de apresentar um conjunto de 10 artigos resultantes de esforço coletivo de pesquisadores da área da Psicologia da Educação, mobilizados por dois desafios: a) analisar a problemática da violência na/da escola a partir da realidade concreta e decorrente de influências sociais, culturais, políticas e econômicas, constituídas historicamente; b) apresentar
a violência como um fenômeno complexo que precisa ser compreendido a partir de múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, articuladas ao campo das ações de políticas públicas educacionais. O dossiê emerge da constatação de lacunas na produção de pesquisas da área, especialmente identificada nos trabalhos apresentados em reuniões nacionais e regionais da ANPEd, dos últimos 10 anos. Os artigos que o compõem estão organizados em três partes. A primeira examina a concretização da violência no cenário nacional, considerando índices quantitativos e qualitativos que evidenciam este  fenômeno na sociedade brasileira e reflete sobre impactos de políticas públicas para enfrentamento da violência na/da escola. A segunda parte traz análises regionais da violência no contexto escolar. Conta com a participação de pesquisadores do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil que, a partir de uma diversidade metodológica, contemplam tendências nos estudos sobre o tema e analisam ações práticas regionais realizadas para combatê-lo. A terceira parte apresenta artigos entretecendo o diálogo entre pesquisadores do Brasil e de Portugal, apresentando a violência enquanto fenômeno generalizado na sociedade contemporânea. Os resultados do dossiê, que constam nos artigos apresentados a seguir, evidenciam uma visão, ao mesmo tempo panorâmica e aprofundada do fenômeno social em foco, contribuindo para que seja estudado, compreendido, enfrentado e superado.

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Referências

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Rocha, M. S. P. de M. L. da, & Bernardes, M. E. M. (2025). Violência na/da escola: da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14521

Edição

Seção

Editorial