Violência, escola e sociedade

percepções, retrocessos e perspectivas na Amazônia Ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14214

Palavras-chave:

Educação escolar, Sociedade, Violência

Resumo

Considerada aquela que “vem de fora” e interfere na dinâmica interna do espaço escolar, a violência, em suas variadas manifestações, tem aumentado sistematicamente na sociedade brasileira, exigindo investigações com o objetivo de melhor compreender suas especificidades em cada contexto para a implementação de ações de enfrentamento. Este artigo apresenta elementos conceituais e históricos que ajudam a pensar a temática em seus aspectos mais amplos, bem como sustenta-se em entrevistas realizadas com professores e gestores de escolas de três cidades de três dos quatro estados que compõem a Amazônia Ocidental do Brasil: Cruzeiro do Sul, no Acre; Manaus, no Amazonas e Porto Velho, em Rondônia; participantes da Pesquisa Nacional “Preconceito e Violência nas Escolas”, em relação com informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apresenta dados de um questionário respondido por gestores escolares na Prova Brasil. As análises relacionadas evidenciam a complexidade e a gravidade dos problemas de violência e de preconceito enfrentados no cotidiano escolar; expressam a necessidade de implementar ações integradas envolvendo escola, família e poder público, com foco na prevenção e conscientização acerca das causas da violência e no fortalecimento dos vínculos comunitários. As impressões de professores e gestores em diálogo com dados atuais sobre violência na escola, sugerem que não há ações contínuas de médio e longo prazo elaboradas pelo Estado, voltadas ao enfrentamento da violência nas instituições escolares pelas vias da conscientização e da educação, sendo colocadas em prática atualmente. Em contrapartida, o aumento da militarização das escolas nos estados do Acre, do Amazonas e de Rondônia revela uma ação do Estado validada como principal estratégia de enfrentamento à violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvares, T. O.; Narita, B. S.; Rodrigues, M C. A geopolítica da Amazônia e a integração latino-americana. Revista USP, n. 136, p. 83-102, 2023.

Assis, S. G. et al. Reflexões sobre violência e suas manifestações na escola. In: Assis, S. G. et al. (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; CDEAD/ENSP, 2023. p. 43-70, Doi: https://doi.org/10.7476/9786557082126.0004.

Associação Yanomami; Associação Wanasseduume Ye’kwana. Yanomami sob ataque: garimpo ilegal na terra indígena Yanomami e propostas para combatê-lo. [S. l.]: Associação Yanomami; Associação Wanasseduume Ye’kwana, 2022. Disponível em: http://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/yanomamisobataque-garimpo-ilegal-na-terra-indigena-yanomami-e-propostas-para. Acesso em: 5 jun. 2022.

Bauer, M. W.; Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

Becker, B. K. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, v. 19, n. 53, p. 71-86, 2005. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-40142005000100005.

Braun, V.; Clarke, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2. p. 77-101, 2006.

Carneiro, A.; Duarte, A. C. Como as grandes corporações de base extrativista lidam com os povos por elas impactados? Uma revisão da bibliografia internacional. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências

Humanas, v. 17, n. 2, p. e20200087, 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0087.

Castro, E. Amazônia: sociedade, fronteiras e políticas. Caderno CRH, v. 25, n. 64, 2012. Doi: https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i64.19327.

Cecchetto, F. et al. Gênero, sexualidade e raça: dimensões da violência no contexto escolar. In: Assis, S. G. et al. (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; CDEAD/ENSP, 2023. p. 43-70. Doi: https://doi.org/10.7476/9786557082126.0004.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. São Paulo: FBSP, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica/. Acesso em: 7 abr. 2024.

Gadelha, R. M. A. F. Conquista e ocupação da Amazônia: a fronteira Norte do Brasil. Estudos Avançados, v. 16, n. 45, p. 63-80, 2002. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000200005.

Gonçalves, L. A. O.; Sposito, M. P. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 101-138, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/FsRWdSHj4MwjXVKfMmLzshJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2024.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Cidades. Cidades e estados do Brasil. Brasília: IBGE, c2024. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2024.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019. Brasília: IBGE, 2021.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Brasília: IBGE, 2023.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2023. Brasilia: MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 10 jun. 2024.

Lira, S. R. B.; Silva, M. L. M.; Pinto R. S. Desigualdade e heterogeneidade no desenvolvimento da Amazônia no século XXI. Nova Economia, v. 19, n. 1, p. 153-184, 2009.

Lyra, G. F. D.; Constantino, P.; Ferreira, A. L. Quando a violência familiar chega até a escola. In: Constantino, P.; Avanci, J. Q.; Njaine, K. (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; CDEAD/ENSP, 2023. Doi: https://doi.org/10.7476/9786557082126.0008.

Moura, A. F.; Lima, M. G. Reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 98-106, 2014.

Ribeiro, I. M. P. et al. Prevalência das várias formas de violência entre escolares. Acta Paulista de Enfermagem, v. 28, n. 1, p. 54-59, 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500010.

Rosa, L. S.; Mackedanz, L. F. A análise temática como metodologia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, e8574, 2021. Doi: https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574.

Silva, E. H. B.; Negreiros, F. Violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicopedagogia, v. 37, n. 114, p. 327-340, 2020. Doi: https://doi.org/10.51207/2179-4057.20200027.

Silva, I. R. Psicologia Escolar: possibilidades de atuação profissional. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2017.

Stelko-Pereira, A. C.; Williams, L. C. A. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em Psicologia, v. 18, n. 1, p. 45-55, 2010.

Torres, M. S.; Silva, I. R.; Ferreira, B. O. Dialogicidade e ensino superior em tempos de pandemia: o caso da psicologia da Universidade Federal do Amazonas. In: Lemos, F. C. S. et al. (org.). Psicologia social, educação e análise institucional: diálogos entre Paulo Freire, Gregório Baremblitt, Bell hooks, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Curitiba: CRV, 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Silva, I. R. da, Castro, R. F. de, Zibetti, M. L. T., & Nascimento, Élida F. do. (2025). Violência, escola e sociedade: percepções, retrocessos e perspectivas na Amazônia Ocidental. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14214

Edição

Seção

Sessão Temática: Violência na/da escola: da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la