Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Incluir o nome da agência financiadora e o número do processo.

  • Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição, o ano de defesa, em nota de rodapé.

  • Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.

  • Preparar página de rosto com as informações solicitadas.

  • Incluir título abreviado (short title), com quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas.

  • Verificar se as referências estão citadas no texto.

  • Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas publicadas.

  • Os autores estão cientes e de acordo com a norma da Revista de solicitar, em alguns casos, a versão em inglês do artigo, que deverá ser providenciada pelos autores.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de documentos aceitos

A Revista de Educação PUC-Campinas publica artigos originais de pesquisadores doutores e doutorandos dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, da área da Educação e áreas afins, que pesquisam temas na perspectiva dos descritores do periódico e suas fronteiras. O periódico não considera a orientação como coautoria nos textos. Para artigos em coautoria, um dos autores, pelo menos, deve ser doutor.

A Revista de Educação PUC-Campinas aceita a submissão de artigos derivados de Trabalhos de Conclusão de Curso  (TCCs), Iniciação Científica (IC), dissertações e teses incluindo aqueles desenvolvidos por pesquisadores independentes sem vínculo institucional. No caso de TCCs, IC, e dissertações, a submissão será aceita somente se o artigo for elaborado em coautoria com o respectivo orientador, que deve possuir título de doutor.

A Revista de Educação PUC-Campinas aceita a submissão e quando aprovados, publica artigos nos idiomas em português, em inglês e em espanhol, que estejam nas seguintes categorias:

  • Artigo de pesquisa [originais]: contribuições destinadas à divulgação de resultados inéditos de pesquisas, com tema relevante para a área;
  • Dossiê: seção destinada à publicação de artigos articulados entre si, de diferentes autores, versando sobre tema de interesse atual;
  • Ensaios: reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte do(a) autor(a) para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante;
  • Entrevistas: com profissionais, pesquisadores ou pessoas cuja opinião permita balizar o conhecimento sobre determinado tema.
  • Resenhas: com intuito de apresentar, contextualizar e analisar criticamente livros impressos ou online publicados nos últimos três anos, relacionados ao campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo, de acordo com o escopo e foco do periódico.
  • Artigo de revisão: artigo que sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema. Também conhecido como revisão de literatura.

Contribuição dos Autores 

O periódico se limita a publicar artigos que tenham no máximo 5 indicações de autoria.

A contribuição individual dos autores devem ser substanciais e informadas no momento da submissão, em local indicado no Modelo disponibilizado pelo periódico. Essa informação deverá ser realizada utilizando os termos estabelecidos pelo CRediT, a saber: Conceitualização, Curadoria de dados, Análise de dados, Recebimento de financiamento, Pesquisa, Metodologia, Administração do projeto, Disponibilização de ferramentas, Desenvolvimento, Implementação e teste de software, Supervisão, Validação de dados e experimentos, Design da apresentação de dados, Redação do manuscrito original, Redação, Revisão e Edição. As especificações detalhadas de cada termo você encontrará na página do CRediT.

Preparação do Manuscrito

O manuscrito deverá seguir o seguinte Modelo disponibilizado pela editoria da Revista de Educação PUC-Campinas em sua elaboração. A adequação ao modelo facilita a identificação de informações por parte da equipe do periódico e confere maior agilidade ao processo de normalização e padronização de artigos, o que impacta também no prazo final de publicação após a aprovação.

Formato de Envio dos Artigos 

A submissão do manuscrito quando realizada a partir do Modelo disponibilizado pelo periódico, segue o padrão apreciado em docx. da ferramenta de texto Word da Microsoft. Outras formas de submissão como PDF, ou outras ferramentas de edição de texto não serão aceitas. 

Ativos Digitais

A Revista de Educação PUC-Campinas aceita manuscritos com até 10 (dez) ilustrações (ex: tabelas, quadros, imagens, gráficos). Os formatos e extensões, tamanhos e resoluções estão informadas no Modelo.

Contudo, pensando na acessibilidade dos leitores, recomendamos o uso de Tabelas e Quadros que tem a leitura mais facilmente realizada através de tecnologias assistivas, como softwares de leitura de tela. As imagens e gráficos de coluna, entre outros requerem audiodescrições mais elaboradas e ainda indisponíveis no periódico.

Citações e Referências 

A Revista de Educação PUC-Campinas utiliza a NBR 6023/2020 para elaboração de referências e a NBR 10520/2023 para elaboração de citações.

Exemplos

Citações

As citações diretas (literais) de até três linhas devem estar dentro de aspas, sem destaque itálico e, em seguida, entre parênteses: “texto citado xxxxxx” (Sobrenome do autor com inicial maiúscula, ano do material consultado, p. página inicial da citação).

As citações literais de mais de três linhas devem estar em bloco, em parágrafo destacado do texto, com 4 cm de recuo à esquerda, em espaço simples, fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas, sem itálico. Em seguida, entre parênteses deve constar: (Sobrenome do autor, data, página). Quando o texto transcrito já possuir destaque, não é necessário informar o grifo, mas quando os autores estiverem incluindo um destaque, usar “grifo nosso” ou “grifo próprio”. 

Referências

Artigo com mais de três autores

Sánchez, D. et al. Academic trajectories analysis with a life-course approach: A case study in medical students. Cogent Education, v. 9, n. 1, p. 1-20, 2022. Doi: https://doi.org/10.1080/2331186X.2021.2018118

Livro

Russell, S.; Norvig, P. Artificial intelligence: a modern approach. 4. ed. Londres: Pearson Education Limited, 2020.

Artigo em suporte eletrônico

Cavalcante, I. F.; Lemos, E. C. Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 28, 2023. Doi: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8671

Artigo In press

Pachur, T.; Scheibehenne, B. Unpacking buyer-seller diferences in valuation from experience: a cognitive modeling approach. Psychonomic Bulletin & Review. No prelo.

Capítulos de livros

Martínez-Castro, C. A.; Zapata-Cardona, L. Formación inicial de profesores de estadística en una perspectiva crítica. In: Salcedo, A.; Díaz-Levicoy, D. (ed.). Formación del Profesorado para Enseñar Estadística: Retos y Oportunidades. Talca: Universidad Católica del Maule, 2022. p. 367-384.

Dissertações e teses

Souza, L. M. Educação estatística: interpretando e construindo representações gráficas com alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2020. 172f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) — Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc

Lopes, C. O desenvolvimento profissional de educadores matemáticos em educação estocástica e tecnológica. In: Conferência Argentina de Educación Matemática,10., 2014, Buenos Aires. Atas [...]. Buenos Aires: Soarem, 2014. p. 526-533.

Dados/artigos em repositórios

Appel, A. L.; Albagli, S. The adoption of Article Processing Charges as a business model by Brazilian Open Access journals. Zenodo, 2019. 1 data set (3CSV, 2XLSX, 1TXT files). Doi: https://doi.org/10.5281/zenodo.2555317  

Patentes

Marshall, S. P. Method and apparatus for eye tracking and monitoring pupil dilation to evaluate cognitive activity.  Current Assignee: Eyetracking LLC., San Diego State University Research Foundation. US6090051A. Publication date: Mar. 03 1999.  Priority date: July 18 2000. Disponível em: https://patents.google.com/patent/US6090051A/en. Acesso em: 20 out. 2023.

Documentos jurídicos 

Brasil. Lei n°13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho [...]. Diário Oficial da União: seção 1, ano 154, n. 35, p. 1, 2017. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=17/02/2017.  Acesso em: 20 de jun. 2023.

Vídeo do Youtube 

Feitosa, C. Filosofia em movimento. [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (19m16s). Publicado no canal de Luiz Fernando Sarmento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zz-Ovx4aMS4. Acesso em: 4 maio 2017.

 

Documentos Suplementares 

Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página do periódico no OJS, disponível em https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/about/submissions. No momento da submissão deverá ser anexado:

 

  • Artigo em formato Word, incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações), seguindo esse [Modelo];
  • Ilustrações (em arquivo separado e editável, nos formatos aceitos pelo periódico nos programas: Excel, GraphPrism, Corel Draw Suite X7 e Word, nas seguintes extensões: .cdr, .pzf, .spv, .jpg, .jpeg, .xls, .xlsx, .doc, .docx, .vsdx, .vst.).

É obrigatório que os autores encaminhem toda a documentação, a saber:

Nos casos em que se aplica:

  • Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros);
  • Declaração de Compromisso com a Ética em Pesquisa;
  • Autorização de colaboradores citados nos agradecimentos.

Cada documento deve ser anexado separadamente dentro do sistema OJS. Antes de iniciar o processo, a pessoa responsável pela submissão deve se registrar previamente no sistema como autor. Todos os autores devem ter um registro ORCID atualizado. 

Contato

Editora Splendet | Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas, SP, Brasil. E-mail: sbi.revistaeducacao@puc-campinas.edu.br | Telefone: (+55 19) 3346-7904.

Artigo de Revisão

Síntese de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente, de modo a conter uma análise crítica e comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa (limite máximo de 6 mil palavras). Serão publicados até dois trabalhos por fascículo.

Resenha Critica de Livros

Devem ser de obras que tenham até dois anos de sua 1ª edição, contendo de 2 a 3 mil caracteres.

Original

Contribuições destinadas à divulgação de resultados de pesquisas inéditas, tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para a área da pesquisa (limite mínimo de 3.500 e máximo de 5 mil palavras).

Comunicação

Relato de informações sobre temas relevantes, apoiado em pesquisas recentes, cujo mote seja subsidiar o trabalho de profissionais que atuam na área, servindo de apresentação ou atualização sobre o tema (limite máximo de 4 mil palavras).

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