Violência na escola

mapeamento da produção científica no Centro-Oeste entre 2014 e 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14215

Palavras-chave:

Escola, Psicologia escolar e educacional, Violência

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que violência é um fenômeno social que também se manifesta dentro da escola. A análise deste fenômeno levará em conta sua construção social e manifestações no contexto escolar em diferentes instâncias. O objetivo é realizar um mapeamento da produção científica sobre a violência escolar na região Centro-Oeste. O artigo intenta problematizar: 1) O delineamento do conceito de violência adotado nos trabalhos; 2) Os tipos de violência identificados; 3) Os referenciais teóricos e metodológicos orientadores das discussões e análises; 4) O contexto e perfil dos sujeitos da pesquisa; 5) Os resultados das pesquisas; 6) As propostas de enfrentamento no âmbito das políticas públicas, programas de combate à violência, intervenções e encaminhamentos. O banco de dados foi constituído a partir da busca nas bases da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com os seguintes descritores: violência escolar, violência na/da escola e bullying. Os resultados revelam a existência de 69 dissertações, 12 teses e 39 artigos científicos, estando estes publicados em periódicos bem qualificados, segundo o critério Qualis, com boa representatividade em cada estado do Centro-Oeste. Observou-se que a maioria dos estudos adotaram uma perspectiva qualitativa de investigação científica, ancorando-se em uma pluralidade de base teórica e temática. Sobre as temáticas que caracterizam a violência, destacaram-se termos como bullying, violência contra o professor, práticas pedagógicas para combater a violência na escola, concepções/ percepções ou representações de professores e estudantes sobre a violência na escola e ações bem-sucedidas de combate à violência escolar.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Andrade, D. B. da S. F., Faria, G. G. G. de, Cotrin, J. T. D., & Freitas, N. A. de. (2025). Violência na escola: mapeamento da produção científica no Centro-Oeste entre 2014 e 2024. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14215

Edição

Seção

Sessão Temática: Violência na/da escola: da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la