O Pode Falar e a escuta

a importância da escuta acolhedora no enfrentamento da violência escolar no Nordeste

Autores

  • Hugo Monteiro Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades https://orcid.org/0000-0003-4583-831X
  • Bruno Cézar de Farias Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades https://orcid.org/0000-0002-3849-1883

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14433

Palavras-chave:

Acolhimento, Adolescências, Ataques, Bullying

Resumo

Este artigo tem a intenção de compreender a inter-relação entre o programa Pode Falar e a ambiência escolar, considerando a escuta acolhedora de adolescentes como um elemento central de intersecção entre os princípios constitutivos do Pode Falar e uma atuação escolar centrada na pedagogia da escuta acolhedora. O Pode Falar é uma plataforma digital criada em 2020 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, com assessoria pedagógica da Universidade Federal Rural de Pernambuco e anuência do Conselho Nacional do Ministério Público, e sua finalidade é a escuta acolhedora de adolescentes e jovens de todo o Brasil. Em 2023, a referida plataforma possibilitou a criação da Rede Pode Falar, constituída por 22 instituições públicas de ensino superior localizadas em várias regiões brasileiras e que atuam na relação entre o cuidado humano e a educação. Os documentos analisados neste artigo se referem a produções feitas no âmbito da Região Nordeste do Brasil. A metodologia para construção dos dados se valeu de abordagem qualitativa, tendo a análise documental como método de pesquisa e a semiologia interpretativa como técnica de análise de dados. Os aportes teóricos nos quais os pesquisadores se fundamentaram para tratarem de conceitos que serão explorados, como “pode falar”, “adolescências”, “escuta acolhedora”, “enfrentamento” e “violência escolar”, estão amparados nos estudos transversalizados pela psicologia, sociologia, educação, história e antropologia. Os resultados encontrados sinalizam que a escuta acolhedora experimentada pelos adolescentes/jovens usuários do Pode Falar, quando praticada na ambiência escolar, amplia as possibilidades no campo do enfrentamento das violências existentes no cotidiano da escola, permitindo aos adolescentes/jovens maiores e melhores condições de expressarem suas emoções e seus sentimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, R. O amor que acende a lua. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003.

Araújo, V. A prática pedagógica transdisciplinar e sua importância para sala de aula com adolescentes-jovens em processos de automutilação. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.

Barthes, R. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2002. 95p.

Bourdieu, P.; Passeron, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Brasil. Ministério da Educação. Ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental. Brasília: MEC, 2023.

Cavalcante, E. O conceito de adultocentrismo na história: diálogos interdisciplinares. Fronteiras: Revista de História, v. 23, n. 42, p. 196-215, 2021.

Charlot, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, v. 4, n. 8, p. 432-443, 2002.

Eco, U. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes. Gramsci, 2011.

Fanon, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Ferreira, H. A importância de educar as emoções para as adolescências: os desafios e as potências. In: Fundação Roberto Marinho (org.). Que corpo é esse. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2021, p. 126-139.

Ferreira, H; Melo, B. Infâncias, adolescências e juventudes: a pesquisa transdisciplinar. Curitiba: CRV, 2021.

Ferreira, H.; Neves, M. Infância, violência na escola: diálogos e contextos. Revista Cadernos de Ciências Sociais, v. 2, n. 9, p. 44-73, 2017.

Fundo das Nações Unidas para a Infância/UNICEF. Saúde mental de adolescentes. Brasília: UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/saude-mental-de-adolescentes. Acesso em: 15. ago. 2024.

Goffman, E. Manicômios, prisões e conventos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

Lima, W. O clima escolar e a transdisciplinaridade: prática pedagógica docente no enfrentamento ao bullying na escola. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.

Maffesoli, M. O elogio da razão sensível. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Matos, M. Adolescentes: tudo o que sempre quis saber sobre o que pensam, o que desejam, o que sentem. Porto: Oficina do Livro, 2022.

Maynart, W. A escuta qualificada e o acolhimento na atenção psicossocial. Acta Paulista de Enfermagem, v. 27, n. 4, p. 300-304, 2014.

Melo, B. Os comportamentos autodestrutivos e as adolescências: a inter-relação entre o Canal Pode Falar e a escola. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.

Miranda, H. Escola de Conselhos: Extensão Universitária e Direitos da Crianças e do Adolescente. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.

Moraes, M. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

Morin, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Rolim, M. A formação de jovens violentos: estudo sobre a etiologia da violência extrema. Curitiba: Appris Editora, 2016.

Santos, A. A escuta sensível de adolescentes no Programa Pode Falar atravessada pela perspectiva docente. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.

Santos, J. Ferreira, H. A escuta sensível de adolescentes atravessada por uma perspectiva docente no programa pode falar (UNICEF). Debates em educação, v. 16, n. 38, p. 1-19, 2024.

Saviani, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

Silva, P. Sob a ótica transdisciplinar: a Justiça Restaurativa na escola nos processos de educação socioemocional de adolescentes. 2022. 297 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.

Tardivo, L. et al. Autolesão em adolescentes, depressão e ansiedade: um estudo compreensivo. Boletim. - Academia Paulista de Psicologia, v. 39, n. 97, p. 159-169, 2019.

Vasconcelos, F. O bullying e as meninas: um estudo transdisciplinar sobre a violência entre pares na escola. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Ferreira, H. M., & Melo, B. C. de F. (2025). O Pode Falar e a escuta: a importância da escuta acolhedora no enfrentamento da violência escolar no Nordeste. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14433

Edição

Seção

Sessão Temática: Violência na/da escola: da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la