A educação superior em tempos de pandemia

uma análise da implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Estadual do Tocantins

Autores

  • Daiany Alves Araújo Moreira Universidade Federal do Tocantins, Curso de Graduação em Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional https://orcid.org/0000-0003-3993-3708
  • Mônica Aparecida da Rocha Silva Universidade Federal do Tocantins, Curso de Graduação em Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional https://orcid.org/0000-0002-3323-7712

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e12956

Palavras-chave:

Adaptação educacional, Desafios das novas tecnologias na educação, Desigualdade digital, Ensino digital, Impacto da pandemia

Resumo

Em resposta à crise desencadeada pela pandemia de COVID-19, as Instituições de Educação Superior tiveram que paralisar a oferta dos cursos presenciais. Deste modo, a presente pesquisa buscou analisar o processo de implementação do ensino remoto emergencial, na Universidade Estadual do Tocantins. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa, utilizando pesquisas bibliográfica e documental. A implementação do ensino remoto emergencial, na Universidade Estadual do Tocantins, ocorreu como uma “ação em experimento”, em razão do contexto pandêmico. Apesar dos desafios e obstáculos, a Universidade Estadual do Tocantins conseguiu implementar o ensino remoto emergencial com relativo êxito, buscando minimizar o impacto no ensino e aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do planejamento na gestão educacional; do investimento em formação docente e da oferta de suporte técnico para o sucesso do ensino remoto. É preciso repensar a educação superior no contexto pós-pandemia. Assim, destaca-se, também, a necessidade de criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a inclusão de tecnologias digitais na educação superior e de estratégias de apoio aos professores e alunos. Essas políticas podem ampliar oportunidades educacionais e reduzir desigualdades, contribuindo para o desenvolvimento do país

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

Moreira, D. A. A., & Silva, M. A. da R. (2025). A educação superior em tempos de pandemia: uma análise da implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Estadual do Tocantins. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e12956

Edição

Seção

Original