Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Educação PUC-Campinas (ISSN 2318-0870) destina-se à publicação de pesquisas cientificas, de caráter teórico ou empírico, na área da Educação, visando à difusão do conhecimento e fomentando o debate acadêmico sobre temas de relevância no cenário educacional, nacional e internacional, que auxiliem a compreensão do fenômeno educativo na atualidade.
Direitos autorais e licença de uso
Em todos os artigos publicados pela Revista de Educação PUC-Campinas, os direitos autorais são mantidos pelos autores. Os artigos são protegidos sob uma licença Creative Commons CC BY 4.0 de acesso aberto, o que significa que qualquer pessoa pode baixar e ler o artigo sem nenhum custo. Ainda, o artigo pode ser reutilizado e citado desde que seja mencionada a versão original publicada. Essas condições permitem o máximo uso e exposição do estudo, garantindo, ao mesmo tempo, que os autores recebam o devido crédito.
Os trabalhos enviados para a publicação devem vincular-se a, pelo menos, um dos seguintes eixos:
1) Formação Inicial e Continuada de professores: discute as políticas, os fundamentos, as práticas e os temas contemporâneos relacionados à formação inicial e continuada de professores e da profissionalização docente.
2) Práticas Pedagógicas e Processos Educativos: discute as políticas, os fundamentos e as práticas do exercício docente, no âmbito da educação básica e superior, e problematiza os processos de ensino e de aprendizagem, no campo da educação formal e não formal.
3) Fundamentos da Educação: discute as contribuições dos conhecimentos acumulados na Filosofia, Pedagogia, Antropologia, História e Sociologia que permitem construir novas maneiras de pensar e praticar a Educação.
4) Tecnologias na Educação: discute as políticas, os fundamentos e as práticas de incorporação das tecnologias de informação e comunicação, nos processos de gestão e de ensino e aprendizagem da educação básica e superior.
5) Currículo da Educação Básica e Superior: discute as políticas, os fundamentos e as práticas curriculares da educação básica e superior, com ênfase na educação contemporânea, bem como as políticas públicas educacionais que abordam o currículo e a prática docente.
6) Políticas Públicas em Educação: discute os fundamentos das políticas públicas relacionadas à educação que expressam a ação do Estado e as implicações na educação básica e superior, bem como os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação dessas políticas.
No momento de submissão, é necessário indicar, no campo de comentários, a qual eixo o trabalho se vincula.
Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.
A Revista aceita artigos para publicação redigidos em português, espanhol e inglês, em Fluxo Contínuo e Seção Temática.
Seção Temática (a convite ou por edital de chamada): seção destinada à publicação de 4 a 6 artigos coordenados entre si, prioritariamente resultantes de pesquisa de campo, envolvendo autores e instituições de diferentes regiões do País, versando sobre tema de interesse atual. Além disso, a proposta deve incluir, ao menos, um artigo em inglês ou espanhol de autor estrangeiro.
Política de acesso público
A Revista proporciona acesso público – Open Access – a todo seu conteúdo, e é protegida pela Licença Creative Commons (CC-BY).
Conflito de interesse
Autores: os autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, e não financeiro etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc.
Revisores ad hoc: No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.
Plágio
A Revista verificará os artigos submetidos, por meio da ferramenta de detecção de plágio CrossCheck, após a pré-análise por parte da Editoria da Revista.
Redes Sociais
A Revista, visando maior disseminação do seu conteúdo, solicita aos autores que, após a publicação em nosso portal, divulguem seus artigos em redes sociais como as listadas abaixo:
Academia.edu – https://www.academia.edu/
Mendeley – https://www.mendeley.com/
ResearchGate – http://www.researchgate.net/
Google Acadêmico – https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR
Autores cujo artigos sejam aprovados e publicados na Revista de Educação poderão ser solicitados a participar no processo de revisão por pares.
Processo de Avaliação pelos Pares
APRECIAÇÃO DO CONSELHO EXECUTIVO
Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente e que venham acompanhados das seguintes declarações: solicitação para publicação na Revista, responsabilidade e atendimento aos princípios da ética em pesquisa, quando envolver seres humanos.
No momento da submissão, é necessário indicar vínculo do artigo a, pelo menos, um dos eixos apresentados em FOCO e ESCOPO.
Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvem seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconiza a Resolução n°510 de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição.
O processo editorial só terá início se os manuscritos encaminhados obedecerem às condições das instruções. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos, antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito do trabalho.
Ao reproduzir no manuscrito material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de direitos autorais deverá ser respeitada; ademais a fonte deve ser citada.
Recomenda-se fortemente que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa e inglesa) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo.
Originais identificados com incorreções e/ou inadequações serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.
Os manuscritos ainda podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pelo Conselho Executivo da Revista de Educação PUC-Campinas, se os artigos forem considerados inadequados ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista.
Revista de Educação PUC-Campinas não publica mais do que dois artigos do mesmo autor no mesmo ano (volume). Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais. Da mesma forma, há um limite máximo de 1 (um) artigo de professores-pesquisadores da PUC-Campinas por ano (volume), para evitar endogenia.
Ao término do ano, será publicado a nominata dos consultores ad Hoc que colaboraram na avaliação dos manuscritos, no Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas (http://www.puc-campinas.edu.br/periodicocientifico/).
AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS
Os manuscritos serão encaminhados sem o(s) nome(s) do(s) autor(es) a, pelo menos, dois revisores ad hoc da área. Havendo divergências de avaliação e/ou identificação de conflito de interesses, um terceiro revisor será indicado. Os pareceristas ad hoc recomendarão a sua aceitação/recusa ou poderão sugerir reformulações. Nesse caso, o artigo reformulado pelo autor ou retornará aos revisores para avaliação final ou será avaliado pelo Conselho Executivo.
Com dois pareceres de aprovação, o artigo será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Executivo da Revista, de acordo com critérios e normas operacionais internas.
Com o sistema duplo-cego (blind Review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, sendo omitidos, ainda, perante esses nomes dos autores dos manuscritos e respectivas instituições.
Os trabalhos que receberem sugestões para alterações serão devolvidos aos autores para as devidas correções, com os pareceres emitidos ou uma síntese deles, devendo ser devolvidos no prazo estipulado pelo Conselho Executivo. Caso os autores não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão. O título e o código do manuscrito deverão ser especificados.
Versão reformulada por indicação de pareceristas: a versão reformulada deverá ser encaminhada via site <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>. O(s) autor(es) deverá(ão) enviar apenas a última versão do trabalho. O texto do artigo deverá empregar fonte colorida (cor azul), para todas as alterações, juntamente com uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações dos revisores, o(s) autor(es) deverão apresentar os argumentos que justificam sua posição.
O processo de avaliação dos manuscritos termina na segunda versão. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Executivo da Revista, de acordo com critérios e normas de revisão internas.
PROVA DA ARTE-FINAL
Serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção da arte-final do artigo. As provas devem retornar ao Núcleo de Editoração na data estipulada (48 horas). Outras mudanças no manuscrito original não serão aceitas nessa fase.
São permitidas apenas correções de grafia, troca de uma palavra ou outra e dados numéricos nas tabelas e gráficos. Não serão aceitas inclusão e/ou exclusão de frases, parágrafos, imagens e referências. Caso encontre algo a ser corrigido, fazer os devidos apontamentos da seguinte forma:
a) No próprio PDF do artigo utilizando os recursos disponíveis;
b) Anotar em letra minúscula na margem do papel e enviar somente as páginas corrigidas digitalizadas;
c) Listar em documentos do Word, informando página, coluna (se da direita ou esquerda), parágrafo correspondente, início da frase e sua respectiva linha.
Os autores deverão assinar os termos de concordância da arte final (texto e ilustrações), cujos modelos serão enviados junto às provas
O processo entre submissão e publicação do artigo leva em média 8 meses.
Periodicidade
A partir de 2020 a Revista de Educação PUC-Campinas passa a adotar a modalidade de publicação avançada.
Política de Acesso Livre
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo e são protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
APCs (Taxa de Processamento de Artigo) e Taxa de Submissão
Revista de Educação PUC-Campinas não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.
Fontes de Apoio
A Revista Educação agradece a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Histórico do periódico
A Revista de Educação PUC-Campinas, fundada em 1996, é uma publicação editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humans e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.