Convivência escolar e prevenção às violências

debates da produção acadêmica da região Sudeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14428

Palavras-chave:

Convivência escolar, Formação ética, Violência escolar

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma revisão narrativa sobre a convivência escolar, com foco nas produções científicas desenvolvidas na Região Sudeste do Brasil. A partir do levantamento dos trabalhos, realizou-se uma análise de conteúdo para localizar possíveis relações entre a convivência escolar e a prevenção de violências escolares. Foram selecionados 14 materiais, entre artigos científicos, teses e dissertações, com um recorte temporal de 10 anos (2014 a 2024), a partir da busca no Google Acadêmico com os conceitos-chave: “convivência escolar” e “violência escolar”. A análise levou a três temas: práticas escolares para a promoção da convivência e combate à violência; formação de professores para a promoção da convivência ética e políticas públicas e implementação de programas para a convivência ética. Os resultados sinalizam que um corpo teórico sobre convivência ética, relacionado à prevenção da violência escolar, tem se fortalecido na região, embora não de forma hegemônica entre os estados; destacam práticas escolares aplicadas à promoção da convivência ética, nas atividades em sala de aula e envolvendo toda a escola, bem como as potencialidades da formação docente que promove o engajamento com a temática, e destrincham a implementação de programas profícuos para a promoção da convivência ética nas escolas públicas, como movimentos necessários às demandas de aumento de registros de violências nas escolas, mas obstaculizados por descontinuidades e justaposição de políticas públicas.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Moro, A., Zambianco, D. D. P., & Pinheiro, V. P. G. (2025). Convivência escolar e prevenção às violências: debates da produção acadêmica da região Sudeste do Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14428

Edição

Seção

Sessão Temática: Violência na/da escola: da urgência de estudá-la e da necessidade de caminhos para superá-la