Anúncios

Seção Temática: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital

2024-02-27

A proposta deste dossiê é reafirmar a necessidade da construção de âncoras narrativas, a fim de que seja possível criar comunidades de pertencimento, coletivos e histórias que possam ainda conectar pessoas. Por meio desta reflexão, pretendemos problematizar em que medida as plataformas digitais têm tensionado este debate acerca do processo de aceleração da desnarrativização.

Saiba mais sobre Seção Temática: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital

Edição Atual

v. 29 (2024)
Publicado: 2024-03-05

Editorial

  • Narrar e formar elos para a constituição de uma sociedade ressonante

    Elizeu Clementino de Souza, Maria Amália de Almeida Cunha, Luciana Haddad Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e14561

Dossiê: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital

  • ¿Cómo acontece hoy en día la (des) narrativización de la existencia?, esto es lo que nos dicen los relatos (audio)visuales (auto)biográficos, producidos por las generaciones mediáticas y digitales en transición

    Diego Leandro Marín Ossa
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13848
  • Redes sociais em tempos líquidos criação de âncoras narrativas a partir da autorrepresentação

    Adelir Aparecida Marinho de Barros; Bruno Gomes Pereira, Lucas Marinho de Barros
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12771
  • Neocolonialismos digitais e recuos civilizatórios através do agenciamento de infâncias e juventudes

    Heloísa Andreia de Matos Lins
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12079
  • Epistemologia travesti uma etnografia online de Sara Wagner York

    Fábio dos Santos Coradini, Edméa Oliveira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12825
  • A Entrevista Narrativa possibilitando a escuta de professores do sistema carcerário

    Miguel Gomes Arbelaez Castaño Silva, Adair Mendes Nacarato
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12957
  • Narrativas que deambulam transgredindo potências coloridas na linguagem dos bebês

    Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12895
  • Narrativas de pedagogas iniciantes a docência nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia COVID-19

    Letícia Oliveira Souza, Giseli Barreto da Cruz
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13013
  • Narrativas Digitais no contexto amazônico experiências de formação docente em grupos de WhatsApp

    Whasgthon Aguiar de Almeida, Raimundo de Jesus Teixeira Barradas, William Costa da Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12776
  • Tecelagens, narrativas e inclusão na era digital os impactos e a evolução na educação de surdos

    Erliandro Felix Silva, Luiz Renato Martins da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12395
  • O tempo da espera em um tempo extremo desafios narrativos da formação docente no presente

    Maiane Liana Hatschbach Ourique, Juliana Marques de Farias
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12952
  • Autobiografia, narrativa e pesquisaformação princípios, conceitos e finalidades nas pesquisas qualitativas em educação

    Joelson de Sousa Morais
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12953

Original

  • Prerrogativas da extensão universitária uma análise documental do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028

    Dante Ogassavara, Jeniffer Ferreira-Costa, Patricia Costa Lima Tierno, Thais da Silva-Ferreira, Adriana Machado Saldiba de Lima, José Maria Montiel
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13746
  • O currículo dos cursos de licenciatura em educação física implicações para o ensino da avaliação

    Matheus Lima Frossard, Fábia Maria Boreli Poleto, Wagner dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13649
  • Estágio de docência como espaço possível para a formação pedagógica do professor para o magistério superior em programas de pós-graduação

    Clarisse Silva Caetano, Jairo Antônio Paixão, Wânia Maria Guimarães Lacerda, Marlice de Oliveira e Nogueira, Doiara Silva dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13056
  • Abandono e evasão escolar emergência da busca ativa como política pública de educação pós-pandemia

    Marco Wandercil, Sanny Silva da Rosa, Nonato de Assis Miranda, Eliana Josefa Silva, Maurício Costa Carvalhinhos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12077
  • Práticas decoloniais no ensino de Língua e Literaturas uma pesquisa com professores(as)

    Eduardo Silva Russell, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10495
  • Ensino e aprendizagem multisseriados na zona rural da África do Sul

    Gawie Schlebusch, Myameko Pele
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12024
  • A educação da criança segundo o conceito de educação negativa em Rousseau

    Diogenes Galdino Morais Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10419
  • A formação do sujeito pesquisador educacional contribuições da hermenêutica

    Cláudio Almir Dalbosco, Renata Marschin, Catia Piccolo Viero Devechi
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9929
  • O estágio curricular supervisionado e a identidade docente as ementas dos cursos de Geografia licenciatura

    Carolina Araújo Michielin, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9090
  • As concepções de docentes de creches conveniadas de um município do noroeste paulista

    Mirian Roberta Pedrini, Maevi Anabel Nono
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8710
  • Repensando a potencialidade da concepção de vocação e de ofício do professor

    Ronaldo Manzi Filho
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8691
  • O papel do formador de professores de Geografia nas redes públicas de um município paulista

    Gabriele Mesquita Pereira do Carmo, Andrea Coelho Lastória
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8633
  • O Transtorno do Processamento Auditivo entre políticas educacionais e práticas pedagógicas

    Rita Cacia Fachin Scramim, Patrícia Graff
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e7967
  • Políticas Curriculares para o Ensino de Inglês no Estado de São Paulo (1931-1971) expectativas e limites do contexto escolar

    Luiz Ricardo Gonçalves Rabello, Isabel Melero Bello
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a8565
  • A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19 rupturas do conhecimento

    Andréia Aparecida Simão
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560
  • Reformas educacionais paulistas e suas repercussões na organização da escola e na autonomia docente (1995-2018)

    Maria José da Silva Fernandes, Márcia Aparecida Jacomini , Isabel Melero Bello, Caio Cabral da Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8824
  • Transição para o Ensino Superior dificuldades vivenciadas por ingressantes no contexto de ensino remoto emergencial

    Maria José Martins, Camila Alves Fior
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9105
  • Proposta de Mentoria entre pares para a formação continuada de docentes no Ensino Fundamental I

    Jani Bolsonello, Angela Mara de Barros Lara, Regiane da Silva Macuch
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10777
  • Avaliação dos resumos de dissertações execução de uma proposta

    Silvia Maria da Silva Lopes, Ricardo Alexandre Marangoni
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8676

Artigo de Revisão

  • O Projeto político-pedagógico como um instrumento fortalecedor da Gestão Democrática

    Janaina Preve Costa, Flávia Wagner
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e11855
  • Educação Física Escolar e a área de Linguagens um estudo de revisão

    Derli Juliano Neuenfeldt, Jovana Luísa Horst, Willian Cauã Fell, Kári Lúcia Forneck
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12211
  • Intervenções on-line para promover a autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior revisão da literatura brasileira

    Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda, Evely Boruchovitch
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8866
Ver Todas as Edições