Mapeamento de teses e dissertações brasileiras sobre Educação Probabilística na Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8479Palavras-chave:
Ensino de Probabilidade, Mapeamento sistemático, Produção científicaResumo
Este artigo apresenta um mapeamento dos aspectos físicos das pesquisas brasileiras sobre o ensino e a aprendizagem de Probabilidade na Educação Básica produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu na área de Educação e Ensino. A busca foi realizada em meio digital, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em acervos de currículos da plataforma Lattes de alguns pesquisadores. Foram encontradas 99 teses e dissertações, defendidas no Brasil entre maio de 1994 e junho de 2021, que abordam a Educação Probabilística na Escola Básica como tema de pesquisa. As pesquisas foram organizadas e codificadas em uma planilha do Excel® usando informações da ficha de leitura, como o ano de defesa, nome do autor, titulação acadêmica, orientador, instituição, programa de pós-graduação ao qual estavam vinculadas e banca examinadora. A partir das 78 dissertações e 21 teses encontradas foi possível observar um aumento significativo no interesse dos pesquisadores sobre Educação Probabilística na Escola Básica desde 2007. Todas as cinco regiões do Brasil apresentaram pesquisas, com ênfase na Região Sudeste, e São Paulo foi responsável pela maioria delas. Foram identificadas 31 universidades brasileiras que produziram teses e dissertações sobre o tema, com destaque para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O programa de Educação Matemática apresentou o maior número de trabalhos defendidos, com 55 orientadores e 16 pesquisadores/orientadores centrais na produção nacional.
Downloads
Referências
Batanero, C. Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 8, n. 3, p. 247-263, 2005.
Batanero, C.; Díaz, C. Statistics Education Teaching Paper Training school teachers to teach probability: reflections and challenges. Chilean Journal of Statistics, v. 3, n. 1, p. 3-13, 2012.
Batanero, C.; Díaz, C. The meaning and Undertanding of Mathematics: The Case of Probability. In: François, K.; Van Bendegem, J. P. (org.). Philosophical Dimensions in Mathematics Education. New York: Springer, 2007. p. 106-127. Disponível em: https://link. springer.com/chapter/10.1007/978-0-387-71575-9_6. Acesso em: 5 ago. 2022.
Cazorla, I. M.; Kataoka, V. Y.; Silva, C. B. Trajetória e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: Lopes, C. E. A.; Coutinho, C. Q. S.; Almouloud, S. A. (org.). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 19-44.
Fiorentini, D. et al. O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: Fiorentini, D.; Passos, C. L. B.; Lima, R. C. R. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016. p. 17-41. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/ biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
Gal, I. Towards “Probability Literacy” for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In: Jones, G. A. (org.). Exploring Probability in School: Challenges for Teaching and Learning. 40. ed. Boston: Springer, 2005. p. 39-63. Disponível em: https://link. springer.com/chapter/10.1007/0-387-24530-8_3. Acesso em: 10 ago. 2022.
Lopes, C. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na educação básica e a formação dos Professores. Cadernos CEDES, v. 28, n. 74, p. 57-73, 2008.
Nardi, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, p. 1-5, 2015.
Ortiz, C. V.; Alsina, Á. Lenguaje probabilístico: un camino para el desarrollo de la alfabetización probabilística. Un estudio de caso en el aula de Educación Primaria. Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 57, p. 454-478, 2017.
Ribeiro, E. D. S. Estado da Arte da pesquisa em Educação Matemática de jovens e adultos: um estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil na Primeira Década do século XXI. 2014. 340 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
Santana, M. R. M. Produções e usos de livros didáticos no ensino de Probabilidade nos anos iniciais. 2020. 239 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Santos, J. A. F. L.; Grando, R. C. O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso. Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 39, p. 561-584, 2011.
Santos, R. M. Estado da arte e história da pesquisa em Educação Estatística em programas brasileiros de pós-graduação. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
Severino, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
Sousa, R. J. P. L. Produação cienífica sobre letramento: mapeamento bibliométrico das teses da BDTD (1997-2016). Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 176, p. 494-514, 2020.