Mapeamento de teses e dissertações brasileiras sobre Educação Probabilística na Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8479Palabras clave:
Ensino de Probabilidade, Mapeamento sistemático, Produção científicaResumen
Neste artigo apresentamos um mapeamento dos aspectos físicos das pesquisas brasileiras sobre o ensino e a aprendizagem de Probabilidade na Educação Básica, produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, na área de Educação e Ensino. Realizamos a busca em meio digital através do Catálogo de teses e dissertações da CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e de acervos de currículos da plataforma Lattes de alguns pesquisadores. Foram encontradas 99 teses e dissertações defendidas no Brasil entre maio de 1994 e junho de 2021, que abordam a Educação Probabilística na Escola Básica como tema de pesquisa. Organizamos e codificamos as pesquisas em uma planilha do Excel, usando informações da ficha de leitura, como o ano de defesa, nome do autor, titulação acadêmica, orientador, instituição, programa de pós-graduação e banca examinadora. Observamos um aumento significativo no interesse dos pesquisadores em Educação Probabilística na Escola Básica, desde 2007, a partir das 78 dissertações e 21 teses encontradas. Todas as cinco regiões do Brasil apresentaram pesquisas, com ênfase na região Sudeste, e São Paulo foi responsável pela maioria delas. Identificamos 31 universidades brasileiras que produziram teses e dissertações sobre o tema, com destaque para a PUC/SP. O programa de Educação Matemática apresentou o maior número de trabalhos defendidos, com 55 orientadores e 16 pesquisadores/orientadores centrais na produção nacional.
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