v. 28 (2023)

Editorial

  • Pesquisas e práticas pedagógicas em Educação Estatística

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a9577
    Celi Espasandin Lopes ; Antonio Carlos de Souza ; Regina Célia Grando

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística

  • Reflexões acerca de uma proposta para o ensino de Probabilidade envolvendo o jogo campo minado

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8463
    Luhan Antônio Lopes Leocádio, Douglas da Silva Tinti
  • A Compreensão de Termos Estatísticos o que é Censo e qual é a sua utilização no cotidiano?

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7501
    Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Sandra Salerno, Ana Meiri de Oliveira Morais
  • Proposição para superação do ensino empírico do conceito estatístico de média no Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8266
    Danubia Sebastião, Graziela Fátima Giacomazzo, Lucas Sid Moneretto Burigo, Daiane de Freitas
  • Trayectoria de formación del profesor de estadística

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8224
    Lucía Zapata-Cardona
  • Mapeamento de teses e dissertações brasileiras sobre Educação Probabilística na Escola Básica

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8479
    Gerlan Silva da Silva, Regina Célia Grando
  • Estudio comparativo de los gráficos estadísticos en libros de texto chilenos y españoles de primaria

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8471
    Gabriela Cisternas, Jocelyn D. Pallauta, Macarena lgueda-Ibarra
  • Prática docente compartilhada um relato de experiência no ensino de Estatística

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8469
    Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Alexandre Sousa da Silva, Luciane de Souza Velasque
  • Literacia estatística crítica versus as comunicações nas mídias sociais

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8392
    Igor Gabriel Santos de Sousa, Leandro de Oliveira Souza
  • Rede de conversação universidade e escola discussões e reflexões sobre o ensino de Estatística

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8489
    Suzi Samá, Rejane Conceição Silveira da Silva
  • Lectura e interpretación de gráficos estadísticos en estudiantes de pregrado en una universidad Mexicana

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8483
    Jesús E. Pinto Sosa, Armando Josué Marín Ché
  • Letramento estatístico na consolidação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) uma experiência com alunos do 8° ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8484
    Sidney Silva Santos, Geovane Carlos Barbosa, Priscila Bernardo Martins
  • Insubordinação criativa na implementação de práticas pedagógicas no contexto da Educação Estatística

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8357
    Ana Paula Gonçalves Pita, Andrea Pavan Perin, Celso Ribeiro Campos
  • Influencias del Manual Didáctico Chileno para la enseñanza de la probabilidad y la Estadística en los primeros años de la enseñanza básica

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8465
    João Pedro Piccoli, Edvonete Souza de Alencar, Danilo Díaz-Levicoy
  • Significados de referencia asociados al concepto de probabilidad intuitiva

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8269
    Beatriz Adriana Rodríguez González, Judith Alejandra Hernández Sánchez

Artigos

  • Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8562
    Miguel Correia, Henrique Vaz
  • Direitos Humanos, Estudos Decoloniais e o Pacto Educacional Global possíveis diálogos para uma educação intercultural

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8267
    Clarissa de Franco, Moacir Ferreira Filho
  • Uma abordagem antropológica sobre o currículo como espaço multicultural e etnicamente construído na diversidade brasileira

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8001
    José Dalvo Santiago da Cruz
  • La formación para la investigación en Ciencias de la Educación Una mirada desde el grado universitario

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7401
    Miriam Liset Flores, Aníbal Roque Bar
  • Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digital

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7070
    Carolina Pedri, Rosana Mara Koerner
  • O lugar da cultura na formação inicial de professores de Química no norte do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6454
    David Alan Araújo de Jesus, Josias Martins dos Anjos Cruz, Maria Lúcia Tinoco Pacheco
  • Aula e formação: rastreio de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6606
    Eduarda Grosseli, Inaua Weirich Ribeiro, Angélica Vier Munhoz
  • Educar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a5917
    Ernesto Candeias Martins
  • As hierarquias escolares e a violência entre estudantes

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6059
    Marian Ávila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, João Luiz Cavalcante Carreira
  • Benefícios da tutoria em contexto escolar análise dos preditores relacionados com o professor-tutor

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7209
    Jennifer Silva da Cunha, Juliana Andreia Oliveira Martins, Lisete Maria Guimarães da Costa Freitas, Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário
  • A construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar uma experiência pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7204
    Vinicius Aparecido Galindo, Ida Carneiro Martins, Cinthia Lopes da Silva
  • Memorial de formação pessoal e desenvolvimento profissional docente temporalidades, inícios e reinícios

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6999
    Amarildo Gomes Pereira, Rosa Maria Moraes Anunciato
  • Representações do indígena e do imigrante europeu em museus de história no Sul Catarinense

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6830
    Simony de Oliveira Fontanella, Carlos Renato Carola
  • Percepções de docentes da Educação Básica sobre o ensino-aprendizagem na pandemia de Covid-19

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6396
    Alexandra Ferreira Phillipps, Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Jeniffer Ferreira-Costa, Thais da Silva-Ferreira, Márcia Siqueira de Andrade, José Maria Montiel
  • Representações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudante

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8445
    Alexsandra de Santana Soares Silva, Marinalva Lopes Ribeiro
  • Geografia Anticolonial e a Pedagogia do Movimento notas introdutórias sobre um diálogo possível

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6936
    Vinícius Augusto Marques dos Santos, Sergio Aparecido Nabarro
  • Visualização e representação do conceito de polígono em livros didáticos do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7261
    José Carlos Pinto Leivas
  • Estudo sobre as características da formação continuada de professores alinhada à Base Nacional Comum Curricular

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7462
    Renata Pucci, Joyce Amador da Silva, Thiago Antunes-Souza
  • Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030 perspectivas para a saúde na Educação Física

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8563
    Eduardo Oliveira Borges, Marcelo Andrade Silva, Rogério Cruz de Oliveira
  • Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8671
    Ilane Ferreira Cavalcante, Elizama das Chagas Lemos