Direitos Humanos, Estudos Decoloniais e o Pacto Educacional Global

possíveis diálogos para uma educação intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8267

Palavras-chave:

Diálogo, Direitos Humanos, Educação Intercultural, Estudos decoloniais

Resumo

O presente texto pretende demonstrar o papel da educação enquanto promotora do pacifismo tendo como base um estudo sobre os fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com Jacques Maritain, em diálogo com os estudos decoloniais representados pelos autores Boaventura de Souza Santos e Catherine Walsh a partir de um estudo de abordagem qualitativa com objetivos descritivos de procedimento bibliográfico. Na análise, tendo como pressuposto o contexto contemporâneo, recorreu-se aos fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos vigente tendo como contraponto os estudos decoloniais que, do ponto de vista teórico, possuem algumas divergências em relação ao primeiro, mas vislumbram o mesmo objetivo inicial: garantir a defesa da humanidade e promover a dignidade da pessoa humana. Nota-se que, apesar de divergências, implantar a ecologia dos saberes por meio da interculturalidade crítica no sistema educacional representa um meio de defender os direitos humanos. Há um ponto em comum entre as teses expostas: a educação é o meio mais eficaz de pacificar as polarizações, dirimir opressões e promover a interculturalidade.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

de Franco, C., & Filho, M. F. (2023). Direitos Humanos, Estudos Decoloniais e o Pacto Educacional Global: possíveis diálogos para uma educação intercultural. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8267

Edição

Seção

Artigos