O portfólio na Educação Infantil e o desenvolvimento profissional: contribuições da Psicologia Escolar Crítica | The portfolio in Early Childhood Education and the professional development: Contributions by Critical School Psychology

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4689

Palavras-chave:

Educação Infantil. Portfólio. Professor. Psicologia Escolar.

Resumo

A avaliação escolar é um aspecto importante no universo escolar; portanto, pesquisar sobre instrumentos de avaliação se faz muito relevante. Esta pesquisa objetiva refletir, à luz da Psicologia Escolar Crítica, a construção do portfólio como um instrumento que promove reflexão e desenvolvimento profissional, a partir da mediação de uma coordenadora pedagógica junto a uma professora de Educação Infantil. Para tanto, trabalhou-se com a pesquisa qualitativa, em especial a pesquisa participante. O estudo se realizou em uma escola da rede privada de Uberlândia (MG) com duas participantes, sendo a coordenadora pedagógica com formação em Psicologia e uma professora da Educação Infantil. Os dados foram construídos por meio de entrevista semiestruturada; da análise do portfólio e do diário de campo da pesquisadora. Três eixos de análise foram elaborados, os quais versam sobre a professora e sua prática e sobre a mediação da coordenadora junto à docente a partir da análise e construção do portfólio. Ficou claro que este consiste em um rico instrumento de reflexão sobre as práticas escolares, pois evidencia elementos sobre o processo de aprendizagem das crianças, o desenvolvimento profissional da professora e o trabalho da escola como um todo. Sendo assim, esse material pode se configurar como um ótimo instrumento para ajudar o psicólogo escolar a compreender a prática do professor e a elaborar intervenções com vistas a colaborar com o desenvolvimento profissional deste.

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Biografia do Autor

Thatiane Duarte Mendes Arantes, Coordenadora Pedagógica da Escola Navegantes.

Coordenadora Pedagógica

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Professora

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Arantes, T. D. M., & da Silva, S. M. C. (2020). O portfólio na Educação Infantil e o desenvolvimento profissional: contribuições da Psicologia Escolar Crítica | The portfolio in Early Childhood Education and the professional development: Contributions by Critical School Psychology. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4689