O portfólio na Educação Infantil e o desenvolvimento profissional: contribuições da Psicologia Escolar Crítica | The portfolio in Early Childhood Education and the professional development: Contributions by Critical School Psychology
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4689Keywords:
Educação Infantil. Portfólio. Professor. Psicologia Escolar.Abstract
A avaliação escolar é um aspecto importante no universo escolar; portanto, pesquisar sobre instrumentos de avaliação se faz muito relevante. Esta pesquisa objetiva refletir, à luz da Psicologia Escolar Crítica, a construção do portfólio como um instrumento que promove reflexão e desenvolvimento profissional, a partir da mediação de uma coordenadora pedagógica junto a uma professora de Educação Infantil. Para tanto, trabalhou-se com a pesquisa qualitativa, em especial a pesquisa participante. O estudo se realizou em uma escola da rede privada de Uberlândia (MG) com duas participantes, sendo a coordenadora pedagógica com formação em Psicologia e uma professora da Educação Infantil. Os dados foram construídos por meio de entrevista semiestruturada; da análise do portfólio e do diário de campo da pesquisadora. Três eixos de análise foram elaborados, os quais versam sobre a professora e sua prática e sobre a mediação da coordenadora junto à docente a partir da análise e construção do portfólio. Ficou claro que este consiste em um rico instrumento de reflexão sobre as práticas escolares, pois evidencia elementos sobre o processo de aprendizagem das crianças, o desenvolvimento profissional da professora e o trabalho da escola como um todo. Sendo assim, esse material pode se configurar como um ótimo instrumento para ajudar o psicólogo escolar a compreender a prática do professor e a elaborar intervenções com vistas a colaborar com o desenvolvimento profissional deste.
Downloads
References
Amaral, M.J. O papel dos “portfólios” reflexivos na formação complementar. In: Sá-Chaves, I. (org.). Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Porto Portugal: Porto Editora, 2005. p.67-82.
Arce, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação e Sociedade, v.22, n.74, p.251-283, 2001.
Barbosa, M.C.; Horn, M.G.S. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Brandão, C.R.; Borges, M. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, v.6, n.1, p.51-62, 2007.
Carvalho, S.H.R. Avaliação na Educação Infantil: o portfólio como ferramenta. Terra e Cultura, v.44, n.1, p.57-68, 2007.
Fontana, R.A.C. Mediação pedagógica na sala de aula. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
Franco, M.L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003.
Galdini, V.; Aguiar, W.M.J. Intervenção junto a professores da rede pública: potencializando a produção de novos sentidos. In: Meira, M.E.M.; Antunes, M.A.M. (org.). Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p.87-104.
Gaspar, D.M.P. Avaliação das crianças na educação pré-escolar: uso do portfólio como instrumento de avaliação. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2010.
Grilo, J.M.; Machado, C.G. “Portfólios” reflexivos na formação inicial de professores de biologia e geologia: viagens na terra do eu. In: Sá-Chaves, I. (org.). Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Editora Porto, 2005. p.23-49.
Hernández, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Hernández, F.; Ventura, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Hoffmann, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
Hoffmann, J. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 20. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
Luckesi, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2008.
Mendes D.L.L.L.; Ciasca, M.I.F.L. Estudos de avaliação na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional, v.20, n.43, p.293-304, 2009.
Moreira, J. Portefólio do professor: o portefólio no desenvolvimento profissional. Porto: Editora Porto, 2010.
Nunes, A.; Moreira, A. O “Portfólio” na aula de língua estrangeira: uma forma de aprender a aprender e a ser (para alunos e professores). In: Sá-Chaves, I. (org.). Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Editora Porto, 2005. p.53-66
Oliveira-Formosinho, J. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: entre saberes e os afectos, entre a sala e o mundo. In: Machado, M.L.A. (org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2008. p.133-167.
Rios, M.P.G. Avaliação formativa como procedimento de qualificação docente. Revista E-curriculum, v.1, n.1, p.1-7, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3112/2052. Acesso em: 19 mar. 2019.
Romagnoli, R.C. A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia e Sociedade, v.21, n.2, p.166-173, 2009.
Sá-Chaves, I. Nota de apresentação. In: Sá-Chaves I. (org.). Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Editora Porto, 2005. p.7-19.
Schmidt, M.L.S. Pesquisa Participante: alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, v.17, n.2, p.11-41, 2006.
Shores, E.; Grace, C. Manual de portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Silva, R.F.; Sá-chaves, I. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface Comunicação Saúde Educação, v.12, n.27, p.721-734, 2008.
Simão, A.M.V. O “portfólio” como instrumento na auto-regulação da aprendizagem: uma experiência no ensino pós-graduado. In: Sá-Chaves, I. (org.). Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Editora Porto, 2005. p.85-100.
Smole, K.C.S. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Souza, M.P.R. O movimento de crítica em Psicologia Escolar: elementos para a compreensão da trajetória de uma área de atuação profissional. In: Souza, M.P.R.; Silva, S.M.C.; Yamamoto, K. (org.). Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia: EDUFU, 2014. p.13-32.
Tanamachi, E.R.; Meira, M.E.M. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: Meira, M.E.M.; Antunes, M.A.M. (org.). Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p.11-62.
Viana, M.N. Interfaces entre a Psicologia e a Educação: reflexões sobre a atuação em psicologia escolar. In: Franschini, R.; Viana, M.N. (org.). Psicologia escolar: que fazer é esse? Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016. p.54-73.
Villas Boas, B.M.F. O portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre o professor e o aluno. Educação e Sociedade, v.26, n.90, p.291-206, 2005.
Zabalza, M.A. Os diferentes âmbitos da avaliação. Pátio: Educação Infantil, v.4, n.10, p.6-8, 2006.