A ausência e o vácuo: Educação Ambiental e a Nova Lei do Ensino Médio brasileiro no século XXI | The absence and the vacuum : Environmental Education in the 21 st Century and the Brazilian New High School Law

Autores

  • Roger Domenech Colacios Universidade Estadual de Maringá
  • Aline Vanessa Locastre Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4589

Palavras-chave:

Educação ambiental. Nova lei do Ensino Médio. Políticas públicas em educação. Século XXI.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a Educação Ambiental junto ao Ensino Médio brasileiro no século XXI. Na mudança legislativa ocorrida em 2017, pode-se perceber que os antigos componentes curriculares foram agrupados por áreas de conhecimento. Diante disso, analisaremos o papel que a Educação Ambiental teria nessa nova conjuntura, na qual é notada uma espécie de ausência ou enfraquecimento da área. A partir de então procurou-se entender os motivos que levaram a essa situação, encontrando um vácuo de políticas públicas em Educação Ambiental desde 2012. A proposta aqui apresentada tem a intenção de entender essa ausência e esse vácuo dentro de uma análise histórica da Educação Ambiental e da legislação educacional brasileira no século XXI. Para compor a investigação, foram utilizados como fontes a Nova Lei do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de outros documentos sobre a Educação Ambiental, como a Política Nacional de Educação Ambiental, o Programa Nacional de Educação Ambiental e acordos nacionais e internacionais. Também, como base de interpretação dos resultados foram utilizados autores da área de Educação Ambiental ou sobre Epistemologia Ambiental. O método utilizado foi a pesquisa documental e análise qualitativa, tendo como parâmetro de investigação o campo ambiental e o campo das políticas públicas. Enquanto resultado, espera-se mostrar a ausência de novas políticas para a Educação Ambiental, tendo em vista os desafios educacionais para o século XXI.

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Biografia do Autor

Roger Domenech Colacios, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós doutorado (Unesp-Assis)

Doutorado em História (USP)

Mestrado em HIstória (USP)

GRaduação em HIstória (UEL)

Aline Vanessa Locastre, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professora do curso de História da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutora em História (UFPR)

Mestre em História Social (UEL)

Graduação em História (UEL)

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Colacios, R. D., & Locastre, A. V. (2020). A ausência e o vácuo: Educação Ambiental e a Nova Lei do Ensino Médio brasileiro no século XXI | The absence and the vacuum : Environmental Education in the 21 st Century and the Brazilian New High School Law. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4589

Edição

Seção

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?