Interpretação de texto: no contexto, o aluno surdo

Autores

  • Luís Sergio Damasceno de Souza

Palavras-chave:

Educação do Surdo, Inclusão, Conhecimento do Professor

Resumo

Este estudo apresenta o relato oral e análise reflexiva de uma professora sobre as dificuldades do aluno surdo em uma sala de aula inclusiva, em relação à interpretação de textos na língua portuguesa. Procura-se, a partir de uma transformação de atitudes, formar novas concepções sobre aprender e ensinar e a definição do papel do profissional especializado no contexto da inclusão - concepções estas que fazem com que o professor esteja constantemente num processo de reflexão sobre sua prática pedagógica no cotidiano educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, Lucinda Ferreira. Aquisição de português por surdos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. A educação dos surdos. Giuseppe Rinaldi et al (Org.). v. li. Brasília/DF: MEC/SEESP: 1997.

CASELLI, M.C. et al. Linguaggio e sordita: parole e segni per L'educazione dei sordi. Firenze: La Nueva Editrice, 1994.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

MARCHIORI, E.; Souza, V.; ARRUDA, P.; SILVA, R. TEIXEIRA, D.;SILVA, F. e CAPELLINI, S. A Comunicação total e as dificuldades na construção da escrita do deficiente auditivo. ln: Anais do Seminário: Surdez, cidadania e educação: refletindo sobre os processos de exclusão e inclusão. Rio de Janeiro: INES, 19-22 outubro, 1998,p.146-151.

MAZZOTT A, Marcos. Tendências da formação de professores excepcionais e sua correlação com as características da educação especial. ln: Revista Brasileira de Educação Especial. Piracicaba, v. 1, n. 1, 1992, p. 7-13.

Downloads

Publicado

2001-11-30

Como Citar

Souza, L. S. D. de. (2001). Interpretação de texto: no contexto, o aluno surdo. Revista De Educação PUC-Campinas, (11). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/336

Edição

Seção

Artigos