Interpretação de texto: no contexto, o aluno surdo
Palabras clave:
Educação do Surdo, Inclusão, Conhecimento do ProfessorResumen
Este estudo apresenta o relato oral e análise reflexiva de uma professora sobre as dificuldades do aluno surdo em uma sala de aula inclusiva, em relação à interpretação de textos na língua portuguesa. Procura-se, a partir de uma transformação de atitudes, formar novas concepções sobre aprender e ensinar e a definição do papel do profissional especializado no contexto da inclusão - concepções estas que fazem com que o professor esteja constantemente num processo de reflexão sobre sua prática pedagógica no cotidiano educacional.
Descargas
Citas
BRITO, Lucinda Ferreira. Aquisição de português por surdos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. A educação dos surdos. Giuseppe Rinaldi et al (Org.). v. li. Brasília/DF: MEC/SEESP: 1997.
CASELLI, M.C. et al. Linguaggio e sordita: parole e segni per L'educazione dei sordi. Firenze: La Nueva Editrice, 1994.
GÓES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
MARCHIORI, E.; Souza, V.; ARRUDA, P.; SILVA, R. TEIXEIRA, D.;SILVA, F. e CAPELLINI, S. A Comunicação total e as dificuldades na construção da escrita do deficiente auditivo. ln: Anais do Seminário: Surdez, cidadania e educação: refletindo sobre os processos de exclusão e inclusão. Rio de Janeiro: INES, 19-22 outubro, 1998,p.146-151.
MAZZOTT A, Marcos. Tendências da formação de professores excepcionais e sua correlação com as características da educação especial. ln: Revista Brasileira de Educação Especial. Piracicaba, v. 1, n. 1, 1992, p. 7-13.