Diversidade sexual e docência na produção do Grupo de Trabalho 23 da ANPEd (2004/2011)
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2853Palavras-chave:
ANPEd, Diversidade sexual, Homofobia, Pesquisa bibliográfica, Produção científica, Trabalho docenteResumo
Apresentam-se resultados de um estado da arte da produção sobre gênero e sexualidades publicada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, focada, no caso deste artigo, em análises relatadas no Grupo de Trabalho 23 (Gênero, Sexualidade e Educação) sobre os posicionamentos docentes relativos à diversidade sexual na escola. O corpus documental desta pesquisa compreende o período de 2004 a 2011. Os estudos selecionados retratam um cenário no qual o posicionamento docente, no que tange às manifestações de homoafetividade ou de homofobia no ambiente escolar, configura-se como instável e empenhado em manter os conceitos heteronormativos de relações sexuais e afetivas.
Palavras-chave: ANPEd. Diversidade sexual. Homofobia. Pesquisa bibliográfica. Produção científica. Trabalho docente.
Downloads
Referências
Almeida, N.F.P.; Mota, M.V.S. Docências que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero: a escola como espaço de imposições de poderes e resistências. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em:<http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT23-5887-Int.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2014.
Bassalo, L. M. B. Heteronormatividade ou reconhecimento? Professores e professoras diante da homossexualidade. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 34., 2011. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT23/
GT23-682%20int.pdf>. Acesso em: 8 out. 2014.
Borrillo, D. Homofobia. Barcelona: Bellaterra, 2001.
Bourdieu, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Brasil sem homofobia: programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
Carvalhar, D.L. Relações de gênero no currículo da educação infantil: a produção das identidades de princesas, heróis e sapos. 2009. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
Carvalho, M.E.P.; Melo, R.A.; Ismael, E. Atividades com o corpo na educação infantil: limites da ação e formação docente. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 8., 2008. Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST53/Carvalho-Melo-Ismael_53.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.
Castro, R.P. Professores (as), sexualidade e educação sexual: produzindo sujeitos nos contextos do Programa de Educação Afetivo-Sexual (PEAS). In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 31., 2008. Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Rio de
Janeiro: ANPEd, 2008. Disponível em:
anped.org.br/1trabalho/GT23-4624--Int.pdf>. Acesso em: 9 abr. 2014.
César, M.R.A. Quatro intervenções para uma pedagogia queer. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 31., 2008. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2008. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT23-4614--Int.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2014.
César, M.R.A. Um nome próprio: transexuais e travestis nas escolas brasileiras. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/
arquivos/trabalhos/GT23-5521--Int.pdf>. Acesso em: 8 abr. 2014.
Dinis, N.F. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, n.39, p.39-50, 2011.
Edgar, A.; Sedgwick, P. (Org.). Teoria cultural de A a Z: conceitos-chave para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003.
Ferreira, M.O.V.; Klumb, M.C.V. A produção de mulheres e homens na escola: anotações a partir de trabalhos publicados na ANPEd. Labrys, Estudos Feministas, n.22, p.1-32, 2012. Disponível em: <http://www.labrys.net.br/labrys22/education/marcia%20ferreira.htm>. Acesso em: 12 dez. 2014.
Ferreira, M.O.V.; Nunes, G.H.L.; Klumb, M.C.V. As temáticas gênero e sexualidades nas reuniões da ANPEd de 2000 a 2006. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.55, p.899-920, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/06.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.
Foucault, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
Foucault, M. A ordem do discurso. 23.ed. São Paulo: Loyola, 2013.
Franco, N.; Mota, M.V.S. A visibilidade da sexualidade do/ a docente homossexual na escola. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 33., 2010. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2010. Disponível em:
reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT23-6209--Int.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.
Joca, A.M. Diversidade sexual na escola: um “problema” posto à mesa. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Junqueira, R.D. Diversidade sexual e homofobia: a escola tem tudo a ver com isso. In: Xavier Filha, C. (Org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande: UFMS, 2009. p.111-142.
Louro, G.L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
Louro, G.L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade.
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Matos, M.; Marques, D. Caminhos das discussões acadêmicas
sobre o tema de gênero, mulheres e política: em que
momento estamos? In: Brasil. Secretaria de Políticas para
as Mulheres. Observatório Brasil de igualdade de gênero.
Brasília: SPM, 2010. 55p. Disponível em:
www.observatoriodegenero.gov.br/menu/publicacoes/
outros-artigos-e-publicacoes/caminh os-das-discussoesacademicas-
sobre-o-tema-de-genero-mulheres-epolitica-
em-que-momentos-estamos>. Acesso em: 6 mar.
Miskolci, R. Não ao sexo rei: da estética da existência
foucaultiana à política queer. In: Souza, L.A.F.; Sabatine, T.T.;
Magalhães, B.R. (Org.). Michel Foucault: sexualidade, corpo
e direito. Marília: Oficina Universitária, 2011. p.47-68.
Miskolci, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças.
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Moita, G.L. Essências e diferenças: minorias sexuais ou
sexualidades (im)possíveis. In: Fonseca, L.; Soares, C.; Vaz,
J.M. (Org.). A sexologia: perspectiva multidisciplinar II.
Coimbra: Quarteto, 2003. p.93-116.
Mokwa, V.M.N.F. Representações sociais de educadores do
ensino fundamental sobre sexualidade. In: Reunião Anual
da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
Educação, 29., 2006, Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de
Janeiro: ANPEd, 2006. Disponível em:
anped.org.br/trabalhos/posteres/GT23-2362--Int.pdf>.
Acesso em: 11 abr. 2014.
Moreira, A.F.; Candau, V.M. Educação escolar e cultura(s):
construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n.23,
p.156-168, 2003.
Nunes, C.A. Desvendando a sexualidade. 7.ed. Campinas:
Papirus, 2005.
Oliveira, M.R.A.; Morgado, M.A. Jovens, sexualidade e
educação: homossexualidade no espaço escolar. In:
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Educação, 29., 2006, Caxambu. Anais
eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2006. Disponível em:
http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT23-
--Int.pdf. Acesso: em 12 abr. 2014.
Pimentel, N.P. Sexualidade e cotidiano escolar. In: Reunião
Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa
em Educação, 27., 2004, Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Rio
de Janeiro: ANPEd, 2004. Disponível em:
reuniao.anped.org.br/ge23/p235.pdf>. Acesso em: 8
abr. 2014.
Prado, M.A.M; Machado, F.V. Preconceito contra
homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade. São
Paulo: Cortez, 2008.
Ramires Neto, L. Um silêncio desconcertante: a homossexualidade
permanece invisível na escola. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 27., 2004, Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/ge23/t237.pdf>. Acesso em: 11
abr. 2014.
Reali, N.G. Homoparentalidade e escola: que conjugação é essa? In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT23-5637--Int.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2014.
Rosemberg, F. Caminhos cruzados: educação e gênero na produção acadêmica. Educação e Pesquisa, v.27, n.1, p.47-68, 2001.
SabatiniI, R.E.M. Ambiente de ensino e aprendizagem viainternet: a plataforma moodle. Instituto EduMed, 2007. Disponível em: <http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2015.
Silva, D.P.M. Gênero e sexualidade nos PCNs: uma proposta desconhecida. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 30., 2007.
Caxambu. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT23-2871--Int.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2014.
Silva, M.P. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 30., 2007. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT23-3718--
Int.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2014.
Silva Junior, P.M. Corpos, escola & sexualidades: um olhar sobre um programa de orientação sexual. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2014.
Silva Junior, J.A. Diversidade e educação: apontamentos sobre gênero e sexualidade na escola. In: Rangel, M. (Org.). A escola diante da diversidade. Rio de Janeiro: Wak, 2013. p.69-105.