Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica

entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores

Autores

  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba
  • Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2026

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Formação de professores, Trabalho docente coletivo

Resumo

O artigo discute as expectativas e aprendizagens de um coordenador pedagógico e as possibilidades de formação dos professores nas horas de trabalho pedagógico coletivo no contexto de um projeto de pesquisa que integra pesquisadores universitários e professores da escola básica interessados em compreender como os espaços coletivos da escola vão se constituindo e sendo apropriados pelos profissionais como experiências de formação. Os pesquisadores acompanharam os encontros de trabalho coletivo ao longo de um semestre assumindo-os como oportunidade de diálogo e produção de sentidos sobre o próprio trabalho coletivo e a formação docente, podendo reconhecer que a heterogeneidade do cotidiano, quando impede a hierarquização de prioridades frente às demandas da prática e às urgências da rotina, compromete um projeto de formação de professores orientado pela colaboração e pelo compromisso com a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba

Professora Doutora, Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. do Açúcar, km 155, Bloco 7, 13400-911, Caixa Postal 68, Piracicaba, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: R.C.O.B. CUNHA. E-mail: <renata_bcunha@yahoo.com.br>.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Metodista de Piracicaba

Professora Doutora, Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. do Açúcar, km 155, Bloco 7, 13400-911, Caixa Postal 68, Piracicaba, SP, Brasil.

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2013-08-10

Como Citar

Cunha, R. C. O. B., Ometto, C. B. de C. N., & Prado, G. do V. T. (2013). Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica: entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(2), 171–179. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2026

Edição

Seção

Artigos