Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica
entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2026Palabras clave:
Coordenação pedagógica, Formação de professores, Trabalho docente coletivoResumen
O artigo discute as expectativas e aprendizagens de um coordenador pedagógico e as possibilidades de formação dos professores nas horas de trabalho pedagógico coletivo no contexto de um projeto de pesquisa que integra pesquisadores universitários e professores da escola básica interessados em compreender como os espaços coletivos da escola vão se constituindo e sendo apropriados pelos profissionais como experiências de formação. Os pesquisadores acompanharam os encontros de trabalho coletivo ao longo de um semestre assumindo-os como oportunidade de diálogo e produção de sentidos sobre o próprio trabalho coletivo e a formação docente, podendo reconhecer que a heterogeneidade do cotidiano, quando impede a hierarquização de prioridades frente às demandas da prática e às urgências da rotina, compromete um projeto de formação de professores orientado pela colaboração e pelo compromisso com a aprendizagem dos estudantes.
Descargas
Citas
Bakhtin, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002.
Bergson, H. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
Cunha, R.C.O.B.; Aragão, A.M.F. A interlocução como experiência de formação docente. Revista Comunicações, v.17, n.2, p.7-19, 2010.
Cunha, R.C.O.B.; Prado, G.V.T. Formação centrada na escola, desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Revista de Educação PUC-Campinas, n.28, p.103-113, 2010.
Dias-da-Silva, M.H.G.F. A cultura da escola pública e a pesquisa colaborativa com professores: alguns conflitos. Perspectiva, v.19, n.1, p.149-165, 2001.
Fontana, R.A.C. Sala de aula: uma leitura pelo avesso. Presença Pedagógica, v.7, n.39, p.31-37, 2001.
Giovani, L.M. Do professor informante ao professor parceiro: reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola. Caderno Cedes, v.19, n.44, p.46-58, 1998.
Heller, A. O cotidiano e a história. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Petit, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
Petit, M. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2010.
Placco, V.M.N.S.; Almeida, L.R.; Souza, V.L.T. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos e Pesquisas Educacionais, n.2, p.227-288, 2011.