Motivações de estudantes de pedagogia para a escolha do curso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5099

Palabras clave:

Aspirações educacionais, Docência, Escolha profissional, Motivação, Profissão.

Resumen

A escolha de uma carreira é um passo importante na formação profissional, pois os motivos que sustentam essa decisão afetam o investimento pessoal na aprendizagem e o compromisso com a sua realização. O presente trabalho, oriundo de uma pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo conhecer as motivações de estudantes de Licenciatura em Pedagogia para a escolha do curso. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação voluntária de seis estudantes do primeiro semestre de uma universidade pública da Bahia, as quais receberam nomes fictícios a fim de terem suas identidades preservadas. As respostas das participantes foram transcritas e analisadas mediante aproximações com a técnica análise de conteúdo. Os resultados corroboraram os achados de outros estudos, demonstrando a importância dos motivos altruístas e intrínsecos para a escolha da docência. Os motivos extrínsecos, entretanto, não parecem ter afetado a decisão das estudantes.

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Biografía del autor/a

Iron Pedreira Alves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação

Maria Mercedes Gomez Daboin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Departamento de Educação, Programa de Doutorado em Difusão do Conhecimento

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Publicado

2021-06-01

Cómo citar

Alves, I. P., Ribeiro, M. L., & Gomez Daboin, M. M. (2021). Motivações de estudantes de pedagogia para a escolha do curso. Revista De Educação PUC-Campinas, 26, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5099