Avaliação institucional na Educação Superior brasileira: uma análise dos instrumentos para oferta de cursos a distância
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5064Palabras clave:
Avaliação. Educação a Distância. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.Resumen
O presente artigo busca analisar os instrumentos de credenciamento e recredenciamento institucional e de credenciamento de polo de cursos a distância em seus aspectos avaliativos considerando os estudos teóricos de Almerindo Janela Afonso, José Dias Sobrinho e Daniela da Costa Britto Pereira Lima. O intuito é verificar o enfoque dado pelo governo sobre a avaliação da educação a distância, destacando suas características, tendências e possíveis induções. Para seu desenvolvimento foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental. O recorte temporal engloba o período de 2014 a 2018. Conclui-se que os instrumentos são mecanismos de uma política majoritariamente regulatória para a educação a distância, com baixa ênfase na metodologia e comunicação (características importantes a serem consideradas a fim de ofertar cursos na modalidade educação a distância com qualidade) e, por consequência, em uma avaliação formativa.
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