Programa de Educação Continuada (PEC): nossa experiência - nossa reflexão

Autores/as

  • Arlêta Nóguega Zelante
  • Luiz Roberto Vasconcellos

Palabras clave:

formação continuada, profissional reflexivo, cotidiano escolar

Resumen

O presente texto é um breve relato das experiências vividas por dois coordenadores e professores da Faculdade de Filosofia e Ciências do Campus de Marília, no Projeto de Educação Continuada da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em convênio com as Universidades Públicas. Os objetivos do trabalho podem ser assim explicitados: refletir sobre a formação continuada a partir de alguns referenciais teóricos; mostrar o papel das Delegacias de Ensino na operacionalização das propostas e levantar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da rede estadual de ensino no seu dia-a-dia escolar. Como conclusão, o texto apresenta algumas considerações que poderão contribuir para a elaboração conjunta de propostas de formação do professor em exercício, que passam necessariamente pela construção do Projeto Pedagógico de cada instituição escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZANHA, José Mário Pires. Proposta pedagógica e autonomia escolar. São Paulo: FEUSP, s.d. 10p. (mimeogr.).

COLLARES, Cecília A. Lima. Gestão democrática, política pública e educação continuada. ln: Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. Formação do Educador- Dever do Estado, Tarefa da Universidade, 4, 1996, Águas de São Pedro. Anais... São Paulo: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/UNESP, 1996. p.65-9.

GARCIA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. ln: NÓVOA, Antonio (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

MARIN, Aida Junqueira. Educação continuada: sair do informalismo? ln: Congresso Estadual Pauli sta sobre Formação de Educadores- Rumo ao século XXI, 1, 1990, Águas de São Pedro. Anais ... São Paulo: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/ UNESP, 1990.

NÓVOA, Antonio (Coord). Formação de professores e profissão docente. ln: Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

Publicado

2000-06-30

Cómo citar

Zelante, A. N., & Vasconcellos, L. R. (2000). Programa de Educação Continuada (PEC): nossa experiência - nossa reflexão. Revista De Educação PUC-Campinas, (8). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/415

Número

Sección

Artículos