Representações do indígena e do imigrante europeu em museus de história no Sul Catarinense

Autores

  • Simony de Oliveira Fontanella Universidade do Extremo Sul Catarinense, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-9606-9832
  • Carlos Renato Carola Universidade do Extremo Sul Catarinense, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de História https://orcid.org/0000-0003-0073-9588

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6830

Palavras-chave:

Educação, Imigrante europeu, Lugar de memória, Museu, Xokleng

Resumo

Em Santa Catarina e, particularmente, na região sul do estado, o discurso do imigrante europeu “pioneiro” vem sendo difundido desde o limiar do século XX, e esse discurso está fortemente enraizado no senso comum das populações dos municípios; está consolidado nos monumentos das praças públicas, nos nomes de ruas e avenidas; na historiografia local-regional produzida por descendentes de italianos e alemães, principalmente, e também nos museus de história dos municípios. Mas há uma “pedra” sempre incômoda no discurso de memória do “imigrante pioneiro”: a necessidade de informar o lugar do povo indígena que ocupava o território que foi doado pelo governo catarinense para o empreendimento da imigraçãocolonização na segunda metade do século XIX; e é nesse cenário de conflito de memória que emerge a seguinte problematização: levando-se em consideração a evolução das pesquisas e do conhecimento histórico produzidos nas últimas décadas, assim como as diretrizes da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira na educação básica, como os povos originários estão representados nos museus municipais da região sul de Santa Catarina? Este estudo tem o objetivo de mostrar e problematizar as representações dos imigrantes europeus e do povo Xokleng nos museus de história dos municípios de Urussanga, Orleans e Lauro Müller. Entre os aspectos conclusivos, destaca-se a necessidade de revisão e atualização dos museus municipais, podendo-se viabilizar um diálogo pedagógico com universidades ou com profissionais das áreas de educação, história, arqueologia, antropologia e/ou museologia.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Oliveira Fontanella, S. de, & Carola, C. R. (2023). Representações do indígena e do imigrante europeu em museus de história no Sul Catarinense. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6830

Edição

Seção

Artigos