Aula e formação: rastreio de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6606Palavras-chave:
Arquivo, Aula, Capes, Formação inicial e professoresResumo
O presente artigo deriva de um projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Esta investigação foi realizada por uma bolsista de iniciação científica, em conjunto com uma bolsista de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino da mesma Universidade, orientadas pela professora coordenadora do Grupo. O objetivo da pesquisa foi arquivar e arquivizar as teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino (publicadas no período de 2013 a 2020) que operam com a noção de aula na formação inicial de professores no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, utilizou-se, como referencial teórico-metodológico, a noção de arquivo de Michel Foucault. Como procedimentos arquivísticos, operou-se com os dispositivos de arquivamento e arquivização, a partir de Aquino e Val. Dispondo do arquivo e dos demais procedimentos citados, foi possível observar os enunciados correspondentes às noções em destaque – aula e formação inicial de professores. A investigação não tem a intenção de exibir uma definição das noções; todavia, evidenciou o modo como elas emergiram nesse arquivo. Dessa forma, verifica-se, como resultado, uma quase-invisibilidade das noções de “aula” e de “formação inicial de professores” na produção de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino no Brasil (período de 2013 a 2020).
Downloads
Referências
Aquino, J.; do Val, G. Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogía y Saberes, 49, 41-53, 2018.
Aula. In: Oxford Languages. Oxônia: Oxford University Press, 2022. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionarypt/.
Acesso em: 14 jul. 2022.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos Avaliados e Reconhecidos. Brasília: Plataforma Sucupira, c2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoBuscaAvancada.jsf. Acesso em: 16 jul. 2022.
Costa, C. B.; Munhoz, A. V. A aula como gesto: um princípio para a docência. Revista Teias, v. 21, n. 63, p. 191-205, 2020.
Cubas, C. J. Notas sobre o estágio: a preparação em um ofício transitivo. In: Larrosa, J.; Rechia, K. C.; Cubas, C. J. Elogio do Professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
Foucault, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
Fundação Univates. Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social. Lajeado: Univates, [s.d.]. Disponível em: https://www.univates.br/fuvates. Acesso em: 15 jul. 2022.
Larrosa, J.; Rechia, K. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
Masschelein, J.; Simons, M. Em defesa da escola: uma questão pública. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. E-book.
Ribeiro, I. W. Práticas de Gênero no Currículo da Univates: uma perspectiva arquivística e imoralista. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2019. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/handle/10737/2884. Acesso em: 18 jul. 2022.