Avaliação institucional na Educação Superior brasileira: uma análise dos instrumentos para oferta de cursos a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5064

Palavras-chave:

Avaliação. Educação a Distância. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Resumo

O presente artigo busca analisar os instrumentos de credenciamento e recredenciamento institucional e de credenciamento de polo de cursos a distância em seus aspectos avaliativos considerando os estudos teóricos de Almerindo Janela Afonso, José Dias Sobrinho e Daniela da Costa Britto Pereira Lima. O intuito é verificar o enfoque dado pelo governo sobre a avaliação da educação a distância, destacando suas características, tendências e possíveis induções. Para seu desenvolvimento foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental. O recorte temporal engloba o período de 2014 a 2018. Conclui-se que os instrumentos são mecanismos de uma política majoritariamente regulatória para a educação a distância, com baixa ênfase na metodologia e comunicação (características importantes a serem consideradas a fim de ofertar cursos na modalidade educação a distância com qualidade) e, por consequência, em uma avaliação formativa.

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Biografia do Autor

Flávia Magalhães Freire, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

Leila Cristina Borges, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Freire, F. M., Lima, D. da C. B. P., & Borges, L. C. (2021). Avaliação institucional na Educação Superior brasileira: uma análise dos instrumentos para oferta de cursos a distância. Revista De Educação PUC-Campinas, 26, 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5064