Diversidade sexual e docência na produção do Grupo de Trabalho 23 da ANPEd (2004/2011)

Autores

  • Márcia Ondina Vieira Ferreira Universidade Federal de Pelotas
  • Luciano Pereira dos Santos Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2853

Palavras-chave:

ANPEd, Diversidade sexual, Homofobia, Pesquisa bibliográfica, Produção científica, Trabalho docente

Resumo

Apresentam-se resultados de um estado da arte da produção sobre gênero e sexualidades publicada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, focada, no caso deste artigo, em análises relatadas no Grupo de Trabalho 23 (Gênero, Sexualidade e Educação) sobre os posicionamentos docentes relativos à diversidade sexual na escola. O corpus documental desta pesquisa compreende o período de 2004 a 2011. Os estudos selecionados retratam um cenário no qual o posicionamento docente, no que tange às manifestações de homoafetividade ou de homofobia no ambiente escolar, configura-se como instável e empenhado em manter os conceitos heteronormativos de relações sexuais e afetivas.

Palavras-chave: ANPEd. Diversidade sexual. Homofobia. Pesquisa bibliográfica. Produção científica. Trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Ondina Vieira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. R. Alberto Rosa, 154, 2º andar, Campus das Ciências Sociais, 96101-770, Pelotas, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.O.V. FERREIRA. E-mail: <marciaondina@uol.com.br>.

Luciano Pereira dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Pelotas, RS, Brasil.

Referências

Almeida, N.F.P.; Mota, M.V.S. Docências que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero: a escola como espaço de imposições de poderes e resistências. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em:<http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT23-5887-Int.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2014.

Bassalo, L. M. B. Heteronormatividade ou reconhecimento? Professores e professoras diante da homossexualidade. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 34., 2011. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT23/

GT23-682%20int.pdf>. Acesso em: 8 out. 2014.

Borrillo, D. Homofobia. Barcelona: Bellaterra, 2001.

Bourdieu, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Brasil sem homofobia: programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Carvalhar, D.L. Relações de gênero no currículo da educação infantil: a produção das identidades de princesas, heróis e sapos. 2009. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

Carvalho, M.E.P.; Melo, R.A.; Ismael, E. Atividades com o corpo na educação infantil: limites da ação e formação docente. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 8., 2008. Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST53/Carvalho-Melo-Ismael_53.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.

Castro, R.P. Professores (as), sexualidade e educação sexual: produzindo sujeitos nos contextos do Programa de Educação Afetivo-Sexual (PEAS). In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 31., 2008. Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Rio de

Janeiro: ANPEd, 2008. Disponível em:

anped.org.br/1trabalho/GT23-4624--Int.pdf>. Acesso em: 9 abr. 2014.

César, M.R.A. Quatro intervenções para uma pedagogia queer. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 31., 2008. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2008. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT23-4614--Int.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2014.

César, M.R.A. Um nome próprio: transexuais e travestis nas escolas brasileiras. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/

arquivos/trabalhos/GT23-5521--Int.pdf>. Acesso em: 8 abr. 2014.

Dinis, N.F. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, n.39, p.39-50, 2011.

Edgar, A.; Sedgwick, P. (Org.). Teoria cultural de A a Z: conceitos-chave para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003.

Ferreira, M.O.V.; Klumb, M.C.V. A produção de mulheres e homens na escola: anotações a partir de trabalhos publicados na ANPEd. Labrys, Estudos Feministas, n.22, p.1-32, 2012. Disponível em: <http://www.labrys.net.br/labrys22/education/marcia%20ferreira.htm>. Acesso em: 12 dez. 2014.

Ferreira, M.O.V.; Nunes, G.H.L.; Klumb, M.C.V. As temáticas gênero e sexualidades nas reuniões da ANPEd de 2000 a 2006. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.55, p.899-920, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/06.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.

Foucault, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

Foucault, M. A ordem do discurso. 23.ed. São Paulo: Loyola, 2013.

Franco, N.; Mota, M.V.S. A visibilidade da sexualidade do/ a docente homossexual na escola. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 33., 2010. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2010. Disponível em:

reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT23-6209--Int.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.

Joca, A.M. Diversidade sexual na escola: um “problema” posto à mesa. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

Junqueira, R.D. Diversidade sexual e homofobia: a escola tem tudo a ver com isso. In: Xavier Filha, C. (Org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande: UFMS, 2009. p.111-142.

Louro, G.L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

Louro, G.L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade.

ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Matos, M.; Marques, D. Caminhos das discussões acadêmicas

sobre o tema de gênero, mulheres e política: em que

momento estamos? In: Brasil. Secretaria de Políticas para

as Mulheres. Observatório Brasil de igualdade de gênero.

Brasília: SPM, 2010. 55p. Disponível em:

www.observatoriodegenero.gov.br/menu/publicacoes/

outros-artigos-e-publicacoes/caminh os-das-discussoesacademicas-

sobre-o-tema-de-genero-mulheres-epolitica-

em-que-momentos-estamos>. Acesso em: 6 mar.

Miskolci, R. Não ao sexo rei: da estética da existência

foucaultiana à política queer. In: Souza, L.A.F.; Sabatine, T.T.;

Magalhães, B.R. (Org.). Michel Foucault: sexualidade, corpo

e direito. Marília: Oficina Universitária, 2011. p.47-68.

Miskolci, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças.

ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Moita, G.L. Essências e diferenças: minorias sexuais ou

sexualidades (im)possíveis. In: Fonseca, L.; Soares, C.; Vaz,

J.M. (Org.). A sexologia: perspectiva multidisciplinar II.

Coimbra: Quarteto, 2003. p.93-116.

Mokwa, V.M.N.F. Representações sociais de educadores do

ensino fundamental sobre sexualidade. In: Reunião Anual

da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em

Educação, 29., 2006, Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de

Janeiro: ANPEd, 2006. Disponível em:

anped.org.br/trabalhos/posteres/GT23-2362--Int.pdf>.

Acesso em: 11 abr. 2014.

Moreira, A.F.; Candau, V.M. Educação escolar e cultura(s):

construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n.23,

p.156-168, 2003.

Nunes, C.A. Desvendando a sexualidade. 7.ed. Campinas:

Papirus, 2005.

Oliveira, M.R.A.; Morgado, M.A. Jovens, sexualidade e

educação: homossexualidade no espaço escolar. In:

Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação

e Pesquisa em Educação, 29., 2006, Caxambu. Anais

eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2006. Disponível em:

http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT23-

--Int.pdf. Acesso: em 12 abr. 2014.

Pimentel, N.P. Sexualidade e cotidiano escolar. In: Reunião

Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa

em Educação, 27., 2004, Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Rio

de Janeiro: ANPEd, 2004. Disponível em:

reuniao.anped.org.br/ge23/p235.pdf>. Acesso em: 8

abr. 2014.

Prado, M.A.M; Machado, F.V. Preconceito contra

homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade. São

Paulo: Cortez, 2008.

Ramires Neto, L. Um silêncio desconcertante: a homossexualidade

permanece invisível na escola. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 27., 2004, Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/ge23/t237.pdf>. Acesso em: 11

abr. 2014.

Reali, N.G. Homoparentalidade e escola: que conjugação é essa? In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT23-5637--Int.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2014.

Rosemberg, F. Caminhos cruzados: educação e gênero na produção acadêmica. Educação e Pesquisa, v.27, n.1, p.47-68, 2001.

SabatiniI, R.E.M. Ambiente de ensino e aprendizagem viainternet: a plataforma moodle. Instituto EduMed, 2007. Disponível em: <http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2015.

Silva, D.P.M. Gênero e sexualidade nos PCNs: uma proposta desconhecida. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 30., 2007.

Caxambu. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT23-2871--Int.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2014.

Silva, M.P. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 30., 2007. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT23-3718--

Int.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2014.

Silva Junior, P.M. Corpos, escola & sexualidades: um olhar sobre um programa de orientação sexual. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., 2009. Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2014.

Silva Junior, J.A. Diversidade e educação: apontamentos sobre gênero e sexualidade na escola. In: Rangel, M. (Org.). A escola diante da diversidade. Rio de Janeiro: Wak, 2013. p.69-105.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

Ferreira, M. O. V., & Santos, L. P. dos. (2015). Diversidade sexual e docência na produção do Grupo de Trabalho 23 da ANPEd (2004/2011). Revista De Educação PUC-Campinas, 19(3), 195–204. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2853

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero e Diversidade na Educação