A coordenadora pedagógica e a formação docente: possíveis estratégias de atuação

Autores

  • Patrícia Regina Infanger Campos Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Maria Falcão de Aragão Faculdade de Educação UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2968

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Estratégias de formação, Formação continuada, Formação docente

Resumo

Este trabalho discute a formação docente com foco no desenvolvimento do trabalho da coordenadora pedagógica. A literatura destaca que a atuação dessa profissional pode contribuir para a formação de professores no cotidiano escolar. Partindo da experiência na atuação do cargo de coordenação pedagógica e com base nos resultados da pesquisa de mestrado, este texto tem como objetivos discutir aspectos que envolvem a ação cotidiana da coordenadora pedagógica no espaço escolar e apresentar algumas possibilidades de estratégias planejadas com a finalidade de promover a formação docente. Isso a partir de uma perspectiva em que a pesquisadora assume o próprio trabalho como fonte de pesquisa.

Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Estratégias de formação. Formação continuada. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Regina Infanger Campos, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Pedagogia UNICAMP

Especialização em Psicopedagogia - USF

Mestre em Educação - FE - UNICAMP

Doutorando em Educação - FE - UNICAMP

Orientadora Pedagógica  - Prefeitura Municipal de Campinas

Ana Maria Falcão de Aragão, Faculdade de Educação UNICAMP

Livre-docente em Psicologia Educacional / Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas

Referências

Aragão. A.M.F. Reflexividade coletiva: indícios de desenvolvimento profissional docente. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

Canário, R. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Christov, L.H.S. Teoria e prática: o enriquecimento da própria experiência. In: Bruno, E.B.G.; Christov, L.H.S. O pedagógico e a educação continuada. 13.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010. pp.37-40.

Clementi, N. A voz dos outros e a nossa voz: alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador. In: Almeida, L.R.; Placco, V.M.N.S. (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2003. pp.53-66.

Cunha, R.C.O.B. Pelas telas, pelas janelas: a coordenação pedagógica e a formação de professores nas escolas. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

Cunha, R.C.O.B.; Prado, G.V.T. Sobre importâncias: a coordenação e a co-formação na escola. In: Placco, V.M.N.S.; Almeida, L.R. (Org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2008. pp.37-48.

Ferraço, C.E. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

Ferreiro, E.; Teberosky, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Garrido, E. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: Bruno, E.B.G.; Almeida, L.R.; Christov, L.H. (Org). O coordenador pedagógico e formação docente. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2003. p.9-15.

Ginzburg, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Manhães, L.C.S. Rede que te quero redes: por uma pedagogia da embolada. In: Oliveira, I.B.; Alves, N. (Org.). Pesquisa no/do cotidiano nas escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. pp.69-90.

Placco, V.M.N.S.; Silva, S.H.S. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: Bruno, E.B.G.; Almeida, L.R.; Christov, L.H. (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 4.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p.25-32.

Prefeitura Municipal de Campinas. Projeto Pedagógico da EMEF “Júlio de Mesquita Filho”. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas, 2012.

Souza, E.C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DPA, 2006.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

Campos, P. R. I., & Aragão, A. M. F. de. (2016). A coordenadora pedagógica e a formação docente: possíveis estratégias de atuação. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 179–191. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2968