Imaginar, calcular, ressignificar: articulações entre imaginação e cognição em práticas pedagógicas

Autores

  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2850

Palavras-chave:

Cognição, Imaginação, Práticas pedagógicas

Resumo

Apresentam-se os resultados de pesquisa qualitativa e exploratória feita através do acompanhamento do cotidiano escolar (durante 2008) de uma turma de primeiro ano de uma escola privada do município de Campinas (SP), Brasil. Os objetivos do trabalho foram identificar (i) as práticas pedagógicas operacionalizadas no cotidiano escolar, (ii) as formas pelas quais a professora valoriza o desenvolvimento da imaginação das crianças e (iii) as estratégias utilizadas para a inter-relação entre processos imaginativos e cognitivos sem que se percam suas especificidades. Análises sobre as práticas pedagógicas evidenciaram possibilidades de experiência bem-sucedida na articulação entre imaginação e cognição, habitualmente consideradas processos antagônicos. Os resultados permitem, também, levantar problematizações quanto a repercussões de práticas pedagógicas que privilegiam a imaginação no enriquecimento de brincadeiras de faz-de-conta. São debatidas, por fim, possibilidades de replicação deste projeto no sistema público.

Palavras-chave: Cognição. Imaginação. Práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Doutora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, km 136, Campus I. Pq. das
Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <silrocha@uol.com.br>.

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

Rocha, M. S. P. de M. L. da. (2015). Imaginar, calcular, ressignificar: articulações entre imaginação e cognição em práticas pedagógicas. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(3), 227–237. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2850

Edição

Seção

Artigos