Imaginar, calcular, ressignificar: articulações entre imaginação e cognição em práticas pedagógicas

Authors

  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2850

Keywords:

Cognição, Imaginação, Práticas pedagógicas

Abstract

Apresentam-se os resultados de pesquisa qualitativa e exploratória feita através do acompanhamento do cotidiano escolar (durante 2008) de uma turma de primeiro ano de uma escola privada do município de Campinas (SP), Brasil. Os objetivos do trabalho foram identificar (i) as práticas pedagógicas operacionalizadas no cotidiano escolar, (ii) as formas pelas quais a professora valoriza o desenvolvimento da imaginação das crianças e (iii) as estratégias utilizadas para a inter-relação entre processos imaginativos e cognitivos sem que se percam suas especificidades. Análises sobre as práticas pedagógicas evidenciaram possibilidades de experiência bem-sucedida na articulação entre imaginação e cognição, habitualmente consideradas processos antagônicos. Os resultados permitem, também, levantar problematizações quanto a repercussões de práticas pedagógicas que privilegiam a imaginação no enriquecimento de brincadeiras de faz-de-conta. São debatidas, por fim, possibilidades de replicação deste projeto no sistema público.

Palavras-chave: Cognição. Imaginação. Práticas pedagógicas.

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Author Biography

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Doutora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, km 136, Campus I. Pq. das
Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <silrocha@uol.com.br>.

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Published

2015-04-27

How to Cite

Rocha, M. S. P. de M. L. da. (2015). Imaginar, calcular, ressignificar: articulações entre imaginação e cognição em práticas pedagógicas. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(3), 227–237. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2850

Issue

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