Livro didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar | Textbooks and Information and Communication Technologies: Perspectives for Physical Education at Schools

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Livro didático. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as possibilidades que o livro didático de Educação Física apresenta para a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino dos conteúdos de Atletismo e Dança nas aulas de Educação Física escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com enfoque colaborativo, desenvolvida por meio de três etapas: (1) levantamento diagnóstico (observação das aulas de uma professora de Educação Física do 6º ano); (2) elaboração e implementação de duas unidades didáticas do livro de Educação Física; e (3) avaliação das unidades didáticas do livro didático de Educação Física. Participaram da pesquisa alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e uma professora da disciplina. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação. Os resultados indicaram que o livro didático favoreceu a inclusão das tecnologias, colaborando com o ensino dos conteúdos propostos. Conclui-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser ferramentas de apoio pedagógico para ensinar os conteúdos da Educação Física escolar, neste caso a partir de um livro didático, desde que ocorra uma mediação pedagógica por parte do professor.

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Biografia do Autor

Alison Nascimento Farias, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Estácio do Ceará (2009), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Ceará (2012) e mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho- UNESP/Rio Claro (2018). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar - SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Membro do LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF/UNESP). Professor Efetivo da secretaria municipal de Maracanaú/CE.

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Rio Claro (2000), mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP de Rio Claro (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade (2012). É professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede. Coordena o grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar). Desenvolve pesquisas principalmente na área de Educação Física escolar e Pedagogia do Esporte. 

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

Farias, A. N., & Impolcetto, F. M. (2020). Livro didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar | Textbooks and Information and Communication Technologies: Perspectives for Physical Education at Schools. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–14. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572