A formação docente no Pará: os caminhos do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e seus desafios / Teacher training in Pará: The course of the Permanent State Forum for the Support of Teacher Training in Pará and its challenges

Autores

  • Emmanuel Ribeiro Cunha Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0002-5528-6363
  • Gláucia de Nazaré Baía e Silva Secretaria de Estado de Educação do Pará
  • Ana Rosa Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3674

Palavras-chave:

ANFOPE, Educação básica, Formação docente, PARFOR

Resumo

O Pará tem se destacado de maneira efetiva na consolidação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o trabalho desenvolvido pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, que desde 2009 vem possibilitando a formação em nível superior a milhares de professores que atuam em escolas do estado e dos municípios. Esse trabalho tem sido reconhecido em âmbito nacional pela responsabilidade das ações e pela experiência que tem adquirido na formação de professores, o que faz com o Programa, no estado do Pará, apresente condições para a análise de sua repercussão na formação docente. Com o objetivo de analisar essas ações, a Coordenação Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação desenvolve uma pesquisa de natureza qualitativa com base em Lüdke e André, 1986, integrando-se à desenvolvida em âmbito nacional, coordenada pelo Núcleo de Pesquisa dessa entidade, que pretende revelar as configurações e impactos da implementação dos Fóruns Estaduais. Iniciada em meados de 2015, a pesquisa está estruturada em duas fases, constituindo-se a primeira de uma análise dos principais documentos que estabelecem as ações e atividades do Fórum do Pará, no período de 2009 a 2012. O artigo tem o propósito de mostrar como o Fórum tem atuado no sentido de garantir a formação docente no estado, conforme disposto nos documentos fundamentais da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Palavras-chave: ANFOPE. Educação básica. Formação docente. PARFOR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuel Ribeiro Cunha, Universidade do Estado do Pará

Professor do Departamento de Educação Especializada e do quadro permamente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado

Gláucia de Nazaré Baía e Silva, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Secretaria do Estado de Educação do Pará, Secretaria Adjunta de Ensino, Centro de Formação Docente. Belém, PA, Brasil.

Ana Rosa Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará

Professora. Belém, PA, Brasil.

Referências

Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes,

Bastos, R.S. A formação de professores de educação física no PARFOR: implicações na organização do trabalho pedagógico. 2013. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.

Brasil. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, disciplina a atuação da CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União,

Brasília, 26 ago. 2009a. Seção 1, p.1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil._03/_Ato2007-2010/2009. Acesso em: 11 mar. 2016.

Brasil. Diretoria de Formação de Professores da Educação

Básica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de

Nível Superior. Relatório de gestão PARFOR 2013. Brasília:

Capes, 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/

images/stories/download/bolsas/1892014-relatorio-

PARFOR.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística do censo da educação superior, 2010. Brasília: INEP, 2011. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35260>. Acesso em: 11 mar. 2016.

Brasil. Portaria nº 883, de 16 de setembro de 2009. Estabelece as diretrizes nacionais para o funcionamento dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente, criados pelo Decreto no 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 17 set. 2009b. Seção 1, p.1. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/

dmdocuments/port883.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2016.

Brzezinski, I. Observatório da formação e valorização docente: configurações e impactos da implementação dos fóruns permanentes de apoio à formação do magistério. Cuiabá: UFMT, 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2015.

Gonçalves, H.C.D. Formação continuada de professores para o uso do ambiente virtual de aprendizagem no curso de Pedagogia: a experiência do PARFOR/UEPA. 2014. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.

Lüdke, M.; André, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Pará. Plano Decenal de Formação Docente do Estado do Pará. Belém: Protocolo SEDUC-IES, 2009. Disponível em: <http://www6.seduc.pa.gov.br/planodeformacao/arquivos>. Acesso em: 20 jul. 2015.

Pará. Secretaria Executiva Estadual de Educação. Polos e turmas do PARFOR. Belém: Protocolo SEDUC-IES, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2012.

Veiga, I.P.A. Formação de professores: políticas e debates. São Paulo: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Como Citar

Cunha, E. R., Silva, G. de N. B. e, & Brito, A. R. P. de. (2017). A formação docente no Pará: os caminhos do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e seus desafios / Teacher training in Pará: The course of the Permanent State Forum for the Support of Teacher Training in Pará and its challenges. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 269–284. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3674

Edição

Seção

Seção Temática: Formação de Professores: desafios e perspectivas