A formação docente no Pará: os caminhos do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e seus desafios / Teacher training in Pará: The course of the Permanent State Forum for the Support of Teacher Training in Pará and its challenges

Autores/as

  • Emmanuel Ribeiro Cunha Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0002-5528-6363
  • Gláucia de Nazaré Baía e Silva Secretaria de Estado de Educação do Pará
  • Ana Rosa Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3674

Palabras clave:

ANFOPE, Educação básica, Formação docente, PARFOR

Resumen

O Pará tem se destacado de maneira efetiva na consolidação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o trabalho desenvolvido pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, que desde 2009 vem possibilitando a formação em nível superior a milhares de professores que atuam em escolas do estado e dos municípios. Esse trabalho tem sido reconhecido em âmbito nacional pela responsabilidade das ações e pela experiência que tem adquirido na formação de professores, o que faz com o Programa, no estado do Pará, apresente condições para a análise de sua repercussão na formação docente. Com o objetivo de analisar essas ações, a Coordenação Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação desenvolve uma pesquisa de natureza qualitativa com base em Lüdke e André, 1986, integrando-se à desenvolvida em âmbito nacional, coordenada pelo Núcleo de Pesquisa dessa entidade, que pretende revelar as configurações e impactos da implementação dos Fóruns Estaduais. Iniciada em meados de 2015, a pesquisa está estruturada em duas fases, constituindo-se a primeira de uma análise dos principais documentos que estabelecem as ações e atividades do Fórum do Pará, no período de 2009 a 2012. O artigo tem o propósito de mostrar como o Fórum tem atuado no sentido de garantir a formação docente no estado, conforme disposto nos documentos fundamentais da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Palavras-chave: ANFOPE. Educação básica. Formação docente. PARFOR.

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Biografía del autor/a

Emmanuel Ribeiro Cunha, Universidade do Estado do Pará

Professor do Departamento de Educação Especializada e do quadro permamente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado

Gláucia de Nazaré Baía e Silva, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Secretaria do Estado de Educação do Pará, Secretaria Adjunta de Ensino, Centro de Formação Docente. Belém, PA, Brasil.

Ana Rosa Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará

Professora. Belém, PA, Brasil.

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Publicado

2017-06-08

Cómo citar

Cunha, E. R., Silva, G. de N. B. e, & Brito, A. R. P. de. (2017). A formação docente no Pará: os caminhos do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e seus desafios / Teacher training in Pará: The course of the Permanent State Forum for the Support of Teacher Training in Pará and its challenges. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 269–284. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3674

Número

Sección

Sección Temática: Formación del Profesorado: retos y perspectivas