Educação inclusiva bilíngue para surdos: problematizações acerca das políticas educacionais e linguísticas

Autores

  • Vanessa Regina de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a3277

Palavras-chave:

Educação bilíngue, Educação de surdos, Educação inclusiva, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

O presente trabalho problematiza a polêmica educação de surdos, mais especificamente na educação infantil em escolas inclusivas. Algumas reflexões são tecidas no que tange à política educacional e linguística em escolas inclusivas bilíngues e, ainda, o desafio da manutenção de programas bilíngues que tomam a surdez pela centralidade da língua de sinais, como língua de instrução e de diferença no ensino. O olhar se dará na ação de uma escola polo de um dos municípios no interior do Estado de São Paulo. Evidencia-se a urgência de mudanças para a composição da diferença surda no espaço escolar e, com isso, a necessidade de quebras de paradigmas, travando diálogo entre as Secretarias de Educação e os movimentos surdos. Como método de análise utilizou-se um recorte da pesquisa em uma cena escolar a qual será usada como alegoria da teoria apresentada, promovendo um adensamento nos construtos foucaultianos. Usou-se a perspectiva genealógica de Michel Foucault que toma as relações de poder como efeito de saberes os quais circunscrevem o espaço institucional escolar. O leitor é, assim, convidado a desbravar algumas tensões presentes na perspectiva bilíngue a qual rompe radicalmente com o olhar da surdez a partir da deficiência e convoca a escuta da diferença na mais radical singularidade que a língua de sinais proporciona nos sujeitos surdos.

Palavras-chave: Educação bilíngue. Educação de surdos. Educação inclusiva. Língua Brasileira de Sinais.

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Biografia do Autor

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela UNICAMP; Mestre em Educação pela UNICAMP. Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação da Libras?Português da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Intérprete de língua brasileira de sinais e proficiênte no uso e ensino desta língua certificada pelo PROLIBRAS/MEC. Estudos na área da filosofia francesa artiulando-a à area da surdez e da educação de surdos.

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós- Graduação em Educação Especial. São Carlos, SP, Brasil.
Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo no 2015/093574).

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Martins, V. R. de O., & Lacerda, C. B. F. de. (2016). Educação inclusiva bilíngue para surdos: problematizações acerca das políticas educacionais e linguísticas. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 163–178. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a3277