Docência no ensino superior: competências e responsabilidades para com a sociedade, o aluno e a instituição
Resumo
Esta é uma transcrição comentada do texto do Dr. Pedro Goergen-professortitulardaFaculdade de Educação daUNICAMP, Campinas, São Paulo - associada à análise da palestra por ele proferida3, com a mesma temática, sobre o significado da docência no ensino superior - competências, responsabilidades, papéis e influências. Com este trabalho, objetiva-se levar oleitor, especialmente o professor de ensino superior, a uma reflexão sobre a prática da docência na universidade,suas possibilidades, responsabilidadese influências. Espera-se que,a partir dos conteúdos abordados nesta entrevista meio resenha, cada leitor possa repensar seu papel de educador e de pesquisador na universidade, identificando espaços para novas formas de participação social.
Downloads
Referências
BALBACHEVSKY,Elizabeth.A profissão acadê mica no Brasil: condições atuais e perspectivas para o futuro.ln: SCHMIDT, B.; OLIVEIRA,R. de; ARAGÓN,V. Entre escombros e alternativas: ensino superior na América Latina.Brasília:UnB, 2000,139-154.
SENTES, 1. A crise da universidade. ln: CARVALHO,A. P. de. A crise da universidade. Rio de Janeiro:Renavan, 1998.
DERRIDA, J. O olho da universidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
SOUZA SANTOS, Boaventura de. Pela mão de Alice:o social e o político na pós-modernidade. 3.ed., São Paulo: Cortez, 1997.
MORIN, E. Ciência com consciência. Lisboa: Publicações Europa-América, 1982.
RISTOFF,Dilvo 1. A tríplice crise da universidade brasileira. ln: TRINDADE, Hélgio (Org.) Universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.