A avaliação e seu potencial inovador nos processos de formação na área de ciências sociais aplicadas

Autores

  • Mara Regina Lemes De Sordi

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Organização do Trabalho Pedagógico, Gestão Universitária, Projeto Pedagógico, Ensino Superior

Resumo

Esse estudo sistematiza as principais idéias sobre os desafios da formação universitária trazidas por pesquisadores atuantes na área de Ciências Sociais Aplicadas e que constituem-se em referências tanto no campo profissional quanto do ensino. Extraiu-se de seus discursos aspectos ligados ao campo da avaliação da aprendizagem que se constitui em peça crucial nos processos de inovação do ensino de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALZAN, Newton Cesar. O papel do professor frente aos desafios de uma sociedade em processo de mudança acelerada. Caderno de Textos Educação. v.2, nQ 3, CCHE, UNAMA, Dezembro, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

GIROUX, Henry. Jovens, diferença e educação pós-moderna. ln: Castells, M. et ai. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1996.

HADJI, Charles. Pensar e agir a educação: da inteligência do desenvolvimento ao desenvolvi­ mento da inteligência. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.

JESUS, M. H.T.P. As perguntas dos alunos como meio auxiliar de ensino-aprendizagem: contributos para uma prática auto-reflexiva. ln: Alarcão, 1. (org.) Supervisão de professores e inovação educacional. Aveiro: CIDINE, 1995.

MADAUS, G. F. The influence of testing on the currículo. ln: L. N. Tanner (Ed.) Criticai lssues in Curriculum.Eighty-seventh Yearbook ofthe National Society for the Study of Education. Parte 1, p. 83-121, Chicago: UniversityofChicago

Press, 1988.

MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mascomo? 7. ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.

PINEDO, V. Tsunami: construindo organizações capazes de prosperar em maremotos. São Paulo, Ed. Gente, 2002.

SIROTA, Regine. A escola primária no cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. São Paulo: Cortez,1995.

SORDI, Mara Regina Lemes De. Relatório técnico de pesquisa. PUC-Campinas, 2002.

Downloads

Publicado

2003-11-30

Como Citar

Sordi, M. R. L. D. (2003). A avaliação e seu potencial inovador nos processos de formação na área de ciências sociais aplicadas. Revista De Educação PUC-Campinas, (15). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/298

Edição

Seção

Artigos