A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica

Autores

  • Bruna Mazzer Nogueira Colégio Beneditino de Vinhed
  • Sérgio Antônio da Silva Leite Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2852

Palavras-chave:

Afetividade, Educação, Pesquisa científica, Psicologia, Vigotski, Wallon

Resumo

O presente texto é baseado em uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma orientadora de pesquisa científica, que tiveram impactos afetivos positivos na relação que se estabeleceu entre sua orientanda e as próprias práticas de pesquisa realizadas. As bases teóricas fixam-se na área da Psicologia, principalmente em Vigotski e Wallon. A análise agrupou os relatos do sujeito em núcleos temáticos relacionados às características relevantes da orientadora e do processo de orientação por ela desenvolvido. Dessa forma, foi possível identificar os impactos positivos da mediação pedagógica realizada pela orientadora em relação ao sujeito, com o possível estabelecimento de uma relação afetivamente positiva entre o sujeito e seu objeto de conhecimento, no caso, a prática da pesquisa. A discussão dos dados obtidos foi realizada com base na abordagem teórica assumida. A pertinência do estudo se firma na escassez de pesquisas sobre o tema e no reconhecimento da importância da questão da afetividade nos processos de mediação.

Palavras-chave: Afetividade. Educação. Pesquisa científica. Psicologia. Vigotski. Wallon.

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Biografia do Autor

Bruna Mazzer Nogueira, Colégio Beneditino de Vinhed

Professora, Colégio Beneditino de Vinhedo, Língua Estrangeira. Av. dos Imigrantes, 480, 13280-000, Vinhedo, SP, Brasil. Correspondência Para/ Correspondence to: B.M. NOGUEIRA. E-mail: <bruna.mazzer@hotmail.com>.

Sérgio Antônio da Silva Leite, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Psicologia Educacional. Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

Nogueira, B. M., & Leite, S. A. da S. (2015). A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(3), 249–259. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2852

Edição

Seção

Artigos