Letras e artes: a questão da qualidade do ensino numa sociedade em processo de mudança

Autores

  • Newton Cesar Balzan

Palavras-chave:

Ensino Superior, Qualidade do Ensino, Cursos de Letras e Artes

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo realizado junto às áreas de Letras e Artes, conforme classificação de áreas de conhecimento adotada pelo CNPq e FAPESP. É parte de um projeto coletivo de pesquisa, desenvolvido ao longo do período 1998-2003, intitulado: A questão da qualidade do ensino superior numa sociedade em processo de mudança acelerada – revisão crítica, propostas para seu desenvol-vimento, do qual participaram todos os professores do Pro-grama de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tendo como referência obrigatória o contexto sócio-cultural contemporâneo do qual Letras e Artes são partes integrantes, seu objetivo principal é a investigação sobre a qualidade do ensino nessas duas áreas de conhecimento. O estudo teve como sujeitos, docentes e estudantes dos Cursos oferecidos pela Instituição em ambas as áreas, além de profissionais de renome nacional e internacional nas duas áreas. Recorreu-se a entrevistas realizadas durante 2003 junto a 12 profissionais de renome, assim como a questionários aplicados junto a docentes e a estudantes dos cursos oferecidos pela PUC-Campinas nas duas áreas do conhecimento no mesmo ano. Dados coletados junto a concluintes de graduação no final de 2000 foram utilizados para fins de comparação com aqueles obtidos ao longo de 2003. Os resultados apontam para convergências e divergências nas apreciações dos sujeitos pertencentes aos três grupos, trazendo novos subsídios para o ensino superior em ambas as áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA JUNIOR, Vicente de P. O processo de formação das políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil (1983-1996). Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Unicamp, 2004.

DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-econômicos), São Paulo, jan./2004. DUPAS, Gilberto A informalização no mercado de trabalho. In: Globalização em debate. Estudos Avançados 11 (29), USP, São Paulo, 1997, p. 375-376.

FOLHA DE SÃO PAULO, 18/01/04, p. A2.

FUNDAÇÃO SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), São Paulo, jan./2004

IANNI, Octavio Teorias da globalização, Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1995, p.70-72.

MENEGHEL, Stela M. A crise da universidade moderna no Brasil. Tese de Doutorado, Unicamp, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Grupo de Indústria e Competitivi- dade do Instituto de Economia. Relatório apresentado à CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – 01/2004.

Downloads

Publicado

2005-11-30

Como Citar

Balzan, N. C. (2005). Letras e artes: a questão da qualidade do ensino numa sociedade em processo de mudança. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/232

Edição

Seção

Artigos