Proposta de Mentoria entre pares para a formação continuada de docentes no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10777

Palavras-chave:

Compartilhamento de conhecimento, Formação continuada, Gestão do conhecimento, Mentoria entre pares

Resumo

O cenário contemporâneo educacional tem-se tornado mais complexo e diversificado, sendo que o educador pode-se deparar com alunos que apresentam diversas demandas educacionais, exigindo dele um conhecimento que esteja alinhado às especificidades desses estudantes. Dessa forma, a formação continuada é de extrema importância para os docentes, independentemente do estágio profissional em que se encontram. Este artigo tem como objetivo propor, teórica e metodologicamente, um modelo de mentoria entre pares no processo de compartilhamento do conhecimento, entre docentes do Ensino Fundamental I, dentro da formação continuada na educação básica. Este estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa por meio de revisão de literatura e pesquisa de campo. Os resultados obtidos permitiram desenvolver a base teórica para a proposição de um modelo de mentoria entre pares para a formação continuada de professores pela ótica da Gestão do Conhecimento em contexto educacional. Concluiu-se que a proposta de mentoria entre pares dentro da formação continuada de professores auxilia na partilha do conhecimento, gerando novos saberes e impactando positivamente no desenvolvimento docente e na qualidade do ensino em sala de aula.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Bolsonello, J., de Barros Lara, A. M., & Macuch, R. da S. (2024). Proposta de Mentoria entre pares para a formação continuada de docentes no Ensino Fundamental I. Revista De Educação PUC-Campinas, 29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10777

Edição

Seção

Original