Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030
perspectivas para a saúde na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8563Palabras clave:
Educação escolar, Objetivos de desenvolvimento sustentável, Promoção da saúdeResumen
O objetivo deste trabalho foi analisar o tema saúde nas competências e habilidades da área de Educação Física da Base Nacional Comum Curricular brasileira e sua relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Para tanto, foi realizada uma análise documental das seguintes produções: 1) a Base Nacional Comum Curricular; 2) o documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, e; 3) os “Documentos temáticos: objetivos de desenvolvimentos sustentáveis”. Como resultado, encontrou-se que a saúde ainda é um tema pouco explorado no documento norteador, principalmente nas competências e unidades curriculares da área de Educação Física no Ensino Fundamental – anos iniciais. Entretanto, a saúde parece caminhar na direção de uma visão ampliada, em sintonia com os preceitos da Agenda 2030 e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, alinhada às políticas públicas de cuidado em saúde.
Descargas
Citas
Akerman, M. et al. Saúde e desenvolvimento: que conexões? In: Campos, W. S. et al. (org.). Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro/São Paulo: Fiocruz/HUCITEC, 2006. p. 111-135.
Almeida, U. R.; Oliveira, V. J. M.; Bracht, V. Educação Física e o trato didático-pedagógico da saúde: desafios e perspectivas In: Wachs, F.; Almeida, U. R.; Brandão, F. F. F. (org.). Educação Física e saúde coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. p. 87-112.
Artigo 19 Brasil e América do Sul e Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero (org.). V Relatório luz da sociedade civil. Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável Brasil. Recife: Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, 2021.
Brasil. Conselho Nacional de Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.
Brasil. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Burchard, C. P. et al. Análise da temática saúde na base nacional comum curricular. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e509974457, 2020.
Campos, G. W. S. Clínica e saúde coletiva compartilhadas: teoria Paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde. In: Campos, W. S. et. al. (org.). Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro/São Paulo: Fiocruz/HUCITEC, 2006. p. 41-80.
Dalmolin, B. B. et al. Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde. Escola Anna Nery de Enfermagem, v. 15, n. 2, p. 389-394, 2011.
Dejours, C. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira da Saúde Ocupacional, v. 14, n. 54, p. 7-11, 2013.
Dessbesell, G.; Fraga, A. B. Exercícios físicos na base nacional comum curricular: um estranho no nicho da cultura corporal de movimento. Movimento, v. 26, n. 1, e26007, 2020.
Devide, F. P. Educação Física e saúde: em busca de uma reorientação para a sua práxis. Movimento, v. 3, n. 5, p. 44-55, 1996.
Devide, F. P. Educação Física, qualidade de vida e saúde: compôs de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, v. 8, n. 2, p. 77-84, 2002.
Lazzarotti Filho, A. et al. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da educação física. Movimento, v. 16, n. 1, p. 11-29, 2010.
Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Martineli, T. A. P. et al. A educação física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 76-95, 2016.
Martins, A. L. J. et al. Potencialidades e desafios do monitoramento da saúde na Agenda 2030 no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 27, n. 7, p. 2519-2529, 2022.
Minayo, M. C.; Deslandes, S. F.; Gomes, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Montovani, T. V. L.; Maldonado, D. T.; Freire, E. S. A relação entre saúde e educação física escolar: uma revisão integrativa. Movimento, v. 27, e27008, 2021.
Oliveira, J. P. et al. A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar. Motricidade, v. 13, n. 1, p. 97-112, 2017.
Organização das Nações Unidas. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Brasília: ONU, 2015.
Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Tradução: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil. Brasília: ONU, 2016.
Prietto, A. L.; Souza, M. S. O projeto de educação para a Educação Física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 1-15, 2020.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional: Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas. Brasília: PNUD, 2017.
Ribas, J. F. M. et al. Aproximações da praxiologia motriz com o conceito de organização interna na base nacional comum curricular: educação física. Pensar a Prática, v. 22, n. 1, p. 1-12, 2019.
Rufino, L. G. B.; Darido, S. C. Educação Física escolar, tema transversal, saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 21, n. 3, p. 21-34, 2013.
Rufino, L. G. B.; Souza Neto, S.; Benites, L. C. Formação de professores de educação física no Brasil: análise das políticas públicas e implicações para o desenvolvimento da prática profissional. Corpo Consciência, v. 24, n. 2, p. 2-13, 2020.
Saviani, D. Pedagogia histórico-crítica. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
Silva, J. S. et al. O conceito de saúde e hábitos saudáveis em adolescentes escolares. Pensar a Prática, v. 20, n. 4, p. 808-821, 2017.
Sousa, M. C.; Guimarães, A. P. M.; Amantes, A. A saúde nos documentos curriculares oficiais para o ensino de ciências: da lei de diretrizes e bases da educação à base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, p. 129-153, 2019.
Valentin, I. M.; Dias, L. M.; Paixão, R. M. S. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: um estudo a implementação dos ODS de 1 a 4 no Brasil. Fronteira, v. 18, n. 36, p. 233-256, 2019.
Vieira, F. S. O financiamento da saúde no Brasil e as metas da Agenda 2030: alto risco de insucesso. Revista de Saúde Pública, v. 54, n. 127, p. 1-12, 2020.
Westphal, M. F. Promoção da saúde e prevenção de doenças. In: Campos, G. W. S. et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro/São Paulo: Fiocruz/HUCITEC, 2006. p. 635-667.
Zuge, B. L. et al. Promoção da saúde na educação infantil e anos iniciais: possibilidade e desafios da Base Nacional Comum Curricular. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e387996634, 2020.