Letramento estatístico na consolidação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

uma experiência com alunos do 8° ano do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8484

Palabras clave:

Autocuidado, Ensino de Estatística, Ensino Fundamental, Letramento Estatístico

Resumen

As informações estatísticas sempre estiveram presentes nas tomadas de decisão. No entanto, poucas pessoas possuem os conhecimentos necessários para exercer sua cidadania. Este estudo tem como objetivo desenvolver um projeto de ensino de Estatística, especificamente sobre análise crítica de dados e tomada de decisão, articulado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Saúde e Bem-Estar”, visando fornecer significado para os alunos. A investigação, de cunho qualitativo, baseia-se no projeto estatístico “Autocuidado: o que a Estatística tem a ver com isso?”, desenvolvido com estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Praia Grande/SP. Os resultados apontam que os estudantes puderam ressignificar seus hábitos de higiene e compreender a importância da Estatística para tomada de decisão. Por fim, entendeu-se que propiciar atividades que expressem a realidade e as experiências dos estudantes e
os coloquem como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem é uma estratégia relevante para desenvolver um cidadão crítico e letrado em Estatística.

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Biografía del autor/a

Sidney Silva Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação

Geovane Carlos Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo

Coordenadoria da Licenciatura em Matemática

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Citas

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Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Santos, S. S., Barbosa, G. C., & Martins, P. B. (2023). Letramento estatístico na consolidação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma experiência com alunos do 8° ano do ensino fundamental. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8484

Número

Sección

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística