Visualização e representação do conceito de polígono em livros didáticos do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7261

Palabras clave:

Anos Iniciais, Geometria, Habilidade visual, Registros semióticos

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise de livros didáticos de duas coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático a partir de exemplares do manual do professor. A primeira coleção é relativa aos dois anos iniciais do Ensino Fundamental e a segunda, dos quatro últimos. Analisou-se como o conceito de polígono é proposto para trabalhar esses adiantamentos à luz dos registros apresentados no livro didático, solicitados aos estudantes em atividades propostas, além das sugestões dadas ao professor, complementando com respostas ou sugestões. Os elementos fornecidos em língua natural e/ou figural delineiam uma possível conversão de um a outro de modo a explorar a visualização e a representação para a obtenção do conceito a ser formulado pelos estudantes ao final do nível de escolaridade em que se encontram por meio de uma compreensão relacional. Com isso, acredita-se que a formação do pensamento geométrico deveria ser consolidada. As análises identificaram que, nos livros didáticos destinados aos dois primeiros anos, o conceito é bem colocado, por meio de histórias criativas e imaginativas ou relações com objetos do cotidiano do aluno, o que torna possível estabelecer a conversão e, assim, atingir o objetivo de formar um construto mental sobre polígonos. Já na segunda coleção isso não ocorre, uma vez que a denominação em língua natural de polígono é, constantemente, associada ao registro figural de região poligonal e não de polígono. Conclui-se haver uma ruptura no desenvolvimento conceitual que pode ocasionar danos no aprendizado do conceito. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Arcavi, A. The role of visual representation in the learning of mathematics. In: Conference on the Psychology of Mathematics Education, North American Chapter, 21., 1999, Mexico. Proceedings […]. Mexico. Disponível em: http://www.clab.edc.uoc.gr/aestit/4th/PDF/26.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.

Barbosa, J. L. Geometria diferencial e cálculo das variações. Rio de Janeiro: IMPA, 2005.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Downs, M. Geometria Moderna: parte I, II. São Paulo: Edgard Blucher, 1971.

Duval, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizages intelectuales. 2. ed. Cali: Universidad Del Valle, Instituto de Educación y Pedagogía, 2004.

Figueiredo, S. A.; Sales, A. O uso do livro didático pelo professor de matemática. Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 236-246, 2009. Trabalho apresentado no 3º Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, [s.l.]. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/sesemat/issue/view/236. Acesso em: 16 jan. 2024.

Gutierrez, A.; Boero, P. Handbook of research on the psychology of mathematics education: past, present and future. Rotterdam: Sense Publishers, 2006. p. 205-235. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Angel-Gutierrez-20/publication/319144047_Handbook_of_research_on_the_psychology_of_mathematics_education/links/5ce91d69458515712ec03d77/Handbook-of-research-on-the-psychology-of-mathematics-education.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

Hitt, F.; González-Martín, A. S. Cognitive aspects of learning and teaching content areas. [s.l.]: Group for the Psychology of Mathematics Education, 2004. v. 3, p. 329-336. Disponível em: https://brill.com/display/book/9789463005616/BP000002.xml. Acesso em: 12 dez. 2022.

Leivas, J. C. P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades de abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de Matemática. 2009. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

Leivas, J. C. P. Investigando o último nível da teoria de Van Hiele com alunos de pós-graduação: a generalização do Teorema de Pitágoras. Revista VIDYA, v. 37, n. 2, p. 515-531, 2017.

Moreira, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

Piaget, J.; Inhelder, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

Presmeg, N. C. Visualization and mathematical giftedness. Studies in Mathematics, v. 17, n. 3, p. 297-311, 1986.

Severino, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Skemp, R. Psicología del aprendizaje de las matemáticas. 2. ed. Madrid. Ediçiones Morata, 1993.

Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Pinto Leivas, J. C. (2023). Visualização e representação do conceito de polígono em livros didáticos do Ensino Fundamental. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7261

Número

Sección

Artículos