Memorial de formação pessoal e desenvolvimento profissional docente

temporalidades, inícios e reinícios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6999

Palabras clave:

Aprendizagem de adultos, Docência., Formação de professores, Memória histórica, Trajetória de vida

Resumen

A valorização da história profissional implica na compreensão das interações sociais e familiares, das influências culturais e religiosas, bem como dos desafios enfrentados, da aquisição de novas aprendizagens e conhecimentos ao longo da carreira docente como elementos fundamentais na constituição pessoal e profissional. O objetivo deste artigo, oriundo da tese de doutorado do primeiro autor, é compartilhar e analisar os caminhos percorridos por um professor com 18 anos de experiência docente na Educação Básica. No processo de constituição do professor experiente, vida pessoal e desenvolvimento profissional se entrecruzam. Ao final, compreendeu-se que a trajetória foi resultado da busca constante por aprender mais e de um trabalho coletivo desenvolvido em um longo percurso histórico. Nesse caminhar são vistas as lutas travadas para superar desafios, as interações e apoios de professores, familiares e amigos, as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, formação escolar, acadêmica e atuação profissional.

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Publicado

2023-07-20

Cómo citar

Pereira, A. G., & Anunciato, R. M. M. (2023). Memorial de formação pessoal e desenvolvimento profissional docente: temporalidades, inícios e reinícios. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6999

Número

Sección

Artículos