Intervenção pedagógica

a contribuição dos estudos de gênero à formação docente

Autores/as

  • Fabiane Freire França Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a68

Palabras clave:

Educação , Gênero , Intervenção pedagógica

Resumen

Os professores, ao transmitirem o conhecimento científico escolar sem uma prática consciente da produção dos conceitos, podem reforçar valores hegemônicos, sobretudo quando tratam meninos e meninas de forma diferenciada do ponto de vista do gênero social. O objetivo deste artigo consiste em investigar a possibilidade de ampliação do conceito de gênero apresentado por professores por meio de entrevistas e um processo de intervenção pedagógica, isto é, discussões em grupo sobre o conceito de gênero. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras antes, durante e depois do processo de intervenção pedagógica. A partir dessas discussões, foi possível elaborar com os docentes propostas didático-pedagógicas para o ensino do conceito de gênero a alunos de 5ª e 6ª séries, com os quais os participantes da pesquisa atuam. Em vista disso, as categorizações apresentadas neste trabalho buscam fugir de oposições binárias ao considerarmos o contexto permeado por relações de poder no que se refere ao gênero social.

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Biografía del autor/a

Fabiane Freire França, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Professora, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Av. Comendador Norberto Marcondes, 733, 87303-
100, Campo Mourão, PR, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: F. F. FRANÇA. E-mail: <fabianefreire@ibest.com.br>.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Professora, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Teoria e Prática. Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2010-06-30

Cómo citar

França, F. F., & Calsa, G. C. (2010). Intervenção pedagógica: a contribuição dos estudos de gênero à formação docente. Revista De Educação PUC-Campinas, (28), 21–31. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a68

Número

Sección

Artículos