Intervenção pedagógica
a contribuição dos estudos de gênero à formação docente
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a68Palabras clave:
Educação , Gênero , Intervenção pedagógicaResumen
Os professores, ao transmitirem o conhecimento científico escolar sem uma prática consciente da produção dos conceitos, podem reforçar valores hegemônicos, sobretudo quando tratam meninos e meninas de forma diferenciada do ponto de vista do gênero social. O objetivo deste artigo consiste em investigar a possibilidade de ampliação do conceito de gênero apresentado por professores por meio de entrevistas e um processo de intervenção pedagógica, isto é, discussões em grupo sobre o conceito de gênero. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras antes, durante e depois do processo de intervenção pedagógica. A partir dessas discussões, foi possível elaborar com os docentes propostas didático-pedagógicas para o ensino do conceito de gênero a alunos de 5ª e 6ª séries, com os quais os participantes da pesquisa atuam. Em vista disso, as categorizações apresentadas neste trabalho buscam fugir de oposições binárias ao considerarmos o contexto permeado por relações de poder no que se refere ao gênero social.
Descargas
Citas
CALSA, G.C. Intervenção psicopedagógica e problemas aritméticos no ensino fundamental. 2002. 285f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
COSTA, M.V. Pesquisa-ação, pesquisa participativa e política cultural da identidade. In: COSTA, M.V. (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.91-115.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. v.1
LOURO, G.L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, G.L. O currículo e as diferenças sexuais de gênero. In: COSTA, M.V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LOURO, G.L. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, p.59-76, 2000.
LOURO, G.L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G.L. (Org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEYER, D. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, G.L.; NECKEL, J.F.; GOELLNER, S.V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na Educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p.9-27.
PERROT, M. As mulheres e os silêncios da história. São Paulo: Edusc, 2005.
SOIHET, R. Pisando no “sexo frágil”. Nossa História, v.1, n.3., p.35-41, 2004.
SOUZA, N.G.S. Representações de corpo-identidade em histórias de vida. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.25, n.2, p.95-116, 2000.