El lugar de la cultura en la formación inicial de profesores de Química en el norte de Brasil

Autores/as

  • David Alan Araújo de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores https://orcid.org/0000-0002-6990-5524
  • Josias Martins dos Anjos Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores https://orcid.org/0000-0002-1293-7234
  • Maria Lúcia Tinoco Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro. https://orcid.org/0000-0003-1651-0219

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6454

Palabras clave:

Formação de professores, Multiculturalidade, Currículo, Educação

Resumen

El presente artículo se propone analizar los Proyectos Políticos Pedagógicos de los Cursos de Formación de Profesores de Química de las Instituciones Federales de Educación Superior presentes en la región norte de Brasil, con el fin de identificar si los contenidos relacionados con la cultura, previstos en las directrices para la formación de profesores, están siendo incluidos en las propuestas curriculares. Los Proyectos Políticos Pedagógicos de los Cursos fueron obtenidos de los sitios web de las Instituciones y vía correo electrónico. Para el análisis de los datos se utilizó la técnica de división en unidades temáticas. En la presente investigación se encontró que los aspectos culturales, en términos generales, están siendo incluidos en las matrices curriculares. En particular, existe un abordaje generalizado de las cuestiones culturales y étnicas en detrimento de la relación entre los saberes tradicionales amazónicos/indígenas y los saberes científicos. Poco valor se otorga a la cultura amazónica en los documentos analizados, lo que aleja los debates científico-culturales favorables al sentido de la enseñanza de la Química. En ese sentido, es urgente repensar los currículos de los cursos de formación inicial de profesores de Química, con el fin de contribuir no sólo al aprendizaje científico, sino también a la valorización de los saberes tradicionales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bourdieu, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrês. Campinas: Papirus, 1996.

Brasil. Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017a.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 21, de 21 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, n. 145, 2017b.

Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE; 2002a.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE; 2015.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 46, 15 abr. 2019.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 120, 18 dez. 2018.

Brasil. Presidência da República. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 28, 22 dez. 2005.

Brasil. Presidência da República. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, n. 79, p. 23, 24 abr. 2002b.

Brasil. Presidência da República. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 145, n. 48, p. 1, 10 mar. 2008.

Brasil. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 11, 22 jun. 2004.

Candau, V. M. F. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 125-161, 2002. Doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300008

Cardoso, S. P.; Colinvaux, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401-404, 2000. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-40422000000300018

Coseriu, E. Princípios de Semântica estrutural. Madrid: Gredos, 1977.

Dias, M. C. O repertório cultural do professor: implicações no processo de formação das crianças. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 10, n. 13, p. 26-36, 2015.

Duarte, C. Z. C. G.; Werneck, V. R.; Cardoso, J. A. R. A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental. Psicologia e Saber Social, v. 2, n. 2, p. 204-216, 2013. Doi: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2013.8794

Forquin, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 208 p.

Fundação Amazônia Sustentável. Conectividade digital em comunidades ribeirinhas remotas no interior do estado do Amazonas. Manaus: Fundação Amazonas Sustentável, 2021.

Gatti, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.

Lavor, P. L.; Tinoco Pacheco, M. L. Caderno Temático Formativo: Sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2022. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/793. Acesso em: 3 jan. 2023.

Lima, J. O. G. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 136, p. 95-101, 2012. Doi: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15092

Macêdo, J. P. Cultura, currículo e educação. In: Congresso Nacional De Educação, 5., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2018.

Mello, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 98-110, 2000. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100012

Moraes, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

Moreira, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Educar em Revista, n. 17, p. 39-52, 2001. Doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.218

Moreira, A. F. B.; Candau, V. M. F. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-168, 2003. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200012

Moreira, A. F. B.; Candau, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007.

Mortimer, E. F. Para além das fronteiras da química: relações entre filosofia, psicologia e ensino de química. Química Nova, v. 20, n. 2, p. 200-207, 1997. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-40421997000200013

Ostetto, L. E. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. São Paulo: UNESP, 2011.

Pansini, F.; Nenevé, M. Educação multicultural e formação docente. Currículo Sem Fronteiras, v. 8, n. 1, p. 31-48, 2008.

Pino, I.; Zuin, A. A. S. A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate. Educação e Sociedades, v. 33, n. 121, p. 967-972, 2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400002

Regiani, A. História e cultura local na formação docente em Química. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 28, p. 119-131, 2017. Doi; http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4896

Regiani, A. M.; Di Deus, E. A cultura na química e a química da cultura: contextualizando o ensino de ciências na Amazônia acreana. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, p. 2963-2966, 2013.

Ribeiro, M. A. P.; Pereira, D. C. Diagrama fundamental da educação química: uma proposta fundamentada na filosofia da química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 2012, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2012.

Santos, C. A. Formação de Professores para a Diversidade Cultural: realidade ou utopia?. Educação, v. 27, n. 3, 2004.

Schnetzler, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, p. 14-24, 2002. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004

Shulman, L. S. Knowledge and teaching foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Doi: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

Silva, C. S.; Oliveira, L. A. A. Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. In: Nardi, R. (org.). Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 43-56.

Vitor, M.; Maistro, V. I. A.; Zômpero, A. F. Educação para a sexualidade e formação inicial docente: uma investigação nos currículos de licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, p. 282-305, 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p282

Publicado

2023-03-30

Cómo citar

Jesus, D. A. A. de, Martins dos Anjos Cruz, J., & Pacheco , M. L. T. (2023). El lugar de la cultura en la formación inicial de profesores de Química en el norte de Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6454

Número

Sección

Artículos