Os percursos de trans-formações de professores de educação física escolar: as fases de suas carreiras profissionais
Palabras clave:
Fases da carreira docente, Percurso profissional, Professores de educação físicaResumen
Objetivou-se analisar as percepções de professores de educação física escolar sobre as fases de trans-formação nos seus percursos profissionais, comparando-as aos ciclos de desenvolvimento profissional de Hüberman. Utilizaram-se como método a abordagem qualitativa de estudo (auto)biográfico e a narrativa oral, que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram quatro professoras de educação física atuantes nas redes de ensino municipal e estadual de Santa Maria (RS), todas com mais de 21 anos de tempo de serviço, estando, portanto, próximas da aposentadoria. Constatamos que as professoras participantes, por possuírem características semelhantes, perceberam suas fases na carreira de forma muito parecida e também coincidente com a literatura especializada sobre os ciclos de vida dos professores.
Descargas
Citas
ABRAHÃO, M.H.M.B. Pesquisa (auto)biográfica: tempo, memória e narrativa. ln: ABRAHÃO, M.H.M.B.(Org.). A aventura biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
ANDRÉ,M.E.D.A. Estudodecasoempesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.
BARONE, T. A future for teacher education: developing a strong sense of profissionalism. ln: SIKULA, J.;BUTTEY, T.J.;GUYTON,E.(Org.). Handbook of research on teacher education. New York: Mac-Milian, 1996. p.1118-1149.
BUENO, B.O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesqui sa, São Paulo, v.28, n.1, p.11-30, 2002.
CONCEIÇÃO, V.J.S. KRUG, H.N.; KRUGER, L.G.; SILVA, M.S.; ZANINI, M.C.; SANTOS JUNIOR, S.L. O perfil do professor de educação física no ensino fundamental em Santa Maria (RS). ln: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 23.,2004,Pelotas.Anais...Pelotas: ESEF/UFPEL, 2004. CD-ROM.
CRISTINO,A.P.R.;KRÜGER,L.G.;KRUG, H.N. O dinamismo da trajetória de formação de pro fessores de educação física na modernidade. ln: KRUG, H.N. (Org.). Saberes e fazeres na educação física. Santa Maria:[s.n.], 2007. p.14-19. (Coleção Formação de Professores de Educa ção Física, v.1).
CUNHA, M.I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.23, n.1-2, 1997. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 25551997000100010&script=sci_ arttext>. Aces so em: 20 maio 2000.
FARIAS, G.O.; LEMOS, C.A.F.; BOTH, J., NASCIMENTO,J.V.; FOLLE,A. Carreira docen te em educação física:uma abordagem sobre a qualidade de vida no trabalho de professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Revista da Educação Física/VEM,Maringá, v.19, n.1, p.11-22, 2008.
FOLLE, A.; FARIAS, G.O.; BOSCATTO, J.; NASCIMENTO,J.V. Construção da carreira do cente em educação física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Revista Movimento, Porto Ale gre, v.15, n.1, p.25-49, 2009.
GONÇALVES, J.A.M. A carreira das professo ras do ensino primário. ln: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p.141-168.
HÜBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. ln: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p.31-61.
ISAÍA, S.M.A. O professor do ensino superior: no entrelaçamento da trajetória pessoal com a profissional. ln: SEMINÁRIO INTERNACIONAL: PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, 1., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS,2005.
JOSSO,M.C. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
KRUG,H.N.Os percursos e/ou ciclos do desenvolvimento profissional do docente:uma revisão de cinco classificações diferentes. ln: SEMINÁ RIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, 9., 2005, Cruz Alta. Resumos, Cruz Alta: UNICRUZ, 2005. p.82.
KRUG, H.N. Os primeiros anos da profissão professor de educação física escolar: a insegu rança,a sobrevivência eo entusiasmo profissio nal. Revista Biomotriz, Cruz Alta, n.4, p.70-79, 2006.
KRÜGER, L.G. As concepções da formação profissional da Licenciatura em educação física: trajetórias docentes e suas perspectivas contributivas,2007. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
MOITA,M.C.Percursosdeformaçãoedetrans formação. ln: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de pro fessores. Porto:Porto Editora, 1992.p.111-139.
MLINA,RM.K.O enfoque teórico-metodológico qualitativo e o estudo de caso: uma reflexão introdutória. ln: TRIVINOS, A.N.S.; MOLINA NETO, V. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: UFRGS, 1999. p.95-105.
MONTEIRO, F.M.A.; MIZUKAMI, M.G.N.; Professoras das séries iniciais do ensino fundamen tal: percursos e processos de formação. ln: REAL!, A.M.M.R.; MIZUKAMI, M.G.N. (Org.). Formação de professores: práticas pedagógi cas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p.175-201.
NASCIMENTO,J.V.;GRAÇA,A. A evolução da percepção de competência profissional de professores de Educação Física ao longo de sua carreira docente. ln: CONGRESO DE EDUCACIÓN FÍSICA E CIENCIAS DO DEPOR TE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. CONGRESO GALEGO DE EDUCACIÓN FÍSICA, Porto, 1998.Anais... Porto: Universidadedo Porto, 1998.
NÓVOA,A. Os professores e as histórias da sua vida. ln: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professo res. Porto: Porto Editora, 1992. p.11-30.
OLIVEIRA, V.F.Narrativas e saberes docentes. ln:OLIVEIRA, V.F. (Org.). Narrativas e saberes docentes. ljuí: UNIJUÍ, 2006. p.169-190.
SANTINI, J.; MOLINA NETO, V. A síndrome do esgotamento profissional em professores de educação física:um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, São Paulo, v.19, n.3,p.209-222, 2005.
SHIGUNOV, V.;FARIAS, G.O.;NASCIMENTO, J.V. O percurso profissional dos professores de educação física nas escolas. ln: SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Orgs.). Educação física: conhecimento teórico x prática pedagógi ca. Porto Alegre: Mediação, 2002. p.103-152.
STROOT,S.Organizational socialization:factors impacting beginning teachers. ln: SILVERMAN, S.T.; ENNIS, C. (Orgs.). Student learning in Physical Education. Champaign: Human Kinetics, 1996.p.339-365.